27.4 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Núcleo de Segurança do Paciente é implantado no Hospital Regional de Ponta Porã

- Publicidade -

22/06/2017 16h11

Fonte: Portal MS

Ponta Porã (MS) – Foi instituído no Hospital Dr. José de Simone Netto (Hospital Regional de Ponta Porã) o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). A implantação do NSP, que é obrigatória conforme publicação da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) número 36, do Ministério da Saúde, tem por objetivo instituir ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde em todo o país, seja em instituições públicas, privadas, civis ou militares.

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) possui seis protocolos: Identificação do Paciente, Higienização das Mãos, Cirurgia Segura, Prevenção de Queda, Úlcera por Pressão, Segurança na Prescrição e Uso e Administração de Medicamento. “Temos uma equipe multidisciplinar atuante na Instituição, composta por oito pessoas, incluindo médicos, enfermeiros e a engenharia clínica. Já implantamos os protocolos de Identificação do paciente, Prevenção de queda e Prevenção de úlcera por pressão e Higienização das mãos”, afirma a enfermeira responsável, Cassia Soares Cabral.

Para a divulgação do Núcleo de Segurança do Paciente no Hospital, foi organizado um estágio com alunos de enfermagem da escola MAGSUL de Ponta Porã, promovendo uma integração dinâmica entre alunos e colaboradores. Franthieska Spat, de 31 anos, aluna do ensino de técnica enfermagem, relata que ao participar do estágio, percebeu a importância da implantação Núcleo, principalmente para valorizar as práticas corretas de segurança do paciente e de todos os envolvidos no Hospital.

A diretora técnica do Hospital, Dra. Patrícia Caetano, que integra a equipe multidisciplinar, destaca que o Núcleo de Segurança coloca o Hospital em “outro patamar”, ou seja, a entidade se torna ainda mais responsável com seu paciente, dando mais segurança tanto na internação quanto na cirurgia e medicação e consequentemente, garante mais humanização no atendimento.

Mudança nos hábitos culturais

A prática da higienização das mãos é um dos protocolos já implantados no Hospital Regional de Ponta Porã. Um ato simples, porém essencial, pois contribui para segurança da saúde de todos dentro da unidade. O enfermeiro responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) Tiago Alves, é integrante da equipe multidisciplinar do Núcleo, e conta que em todas as enfermarias existem recipientes com álcool 70, lavabos e banheiros disponíveis para que pacientes, colaboradores, acompanhantes e visitantes possam higienizar corretamente as mãos. “Lavar as mãos é um hábito simples que pode prevenir várias doenças, mas precisa de muita orientação para todos se conscientizem sobre a importância disso. E esse protocolo existe para isso, para educar, para prevenir e diminuir por vez os casos de infecções hospitalares, visando à saúde de todos envolvidos dentro do Hospital, a para isso trabalhamos com a educação continuada”, diz.

A equipe multidisciplinar do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Dr. José de Simone Netto de Ponta Porã é composta pela Dra. Andressa Ortiz (Coordenadora do Pronto Socorro), Dra. Patrícia Caetano (Diretora Técnica), Dra. Nilo Leal (Diretor Clínico), Giulia Brey (Diretora de Enfermagem), enfermeira Cássia Cabral (Coordenadora Núcleo de Segurança do Paciente – NSP/Núcleo de Qualidade – NQ), Monica Nascimento (engenheira clínica), enfermeiro Tiago Alves (Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde – SCIRAS/ Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS) e enfermeira Mariana Euzébio (Núcleo de Vigilância Epidemiológica – NVE/ Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde – NEPH).

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-