22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Pavimentação da MS-425 vai garantir avanços de usina em Chapadão do Sul

- Publicidade -

19/09/2014 14h18 – Atualizado em 19/09/2014 14h18

Pavimentação da MS-425 vai garantir avanços e expansão de usina em Chapadão do Sul

Fonte: Notícias MS

Chapadão do Sul (MS) – A ampliação da usina Iaco Agrícola instalada na divisa dos municípios de Chapadão do Sul e Paraíso das Águas será possível devido ao início da pavimentação asfáltica da rodovia MS-425 autorizada nesta quinta-feira (18) pelo governador André Puccinelli. O trecho que compreende o entroncamento da MS-306 até a sede da Usina é uma antiga revindicação do setor produtivo local e vai possibilitar a criação da fábrica de açúcar, ampliação da cogeração de energia elétrica e aumento de produtividade agrícola. Os investimentos chegarão a cerca de R$ 150 milhões.
Para o superintendente da empresa, Edson Luis Cunha da Rocha, o governo trabalhou em parceira com a empresa que pretende expandir sua produção e depende do asfalto para melhorar a logística no acesso a usina. “É uma grande conquista para a região. O governo tem pensado em favorecer, além das empresas, a população que depende desse asfalto. Era uma solicitação de quando inauguramos a usina aqui e um compromisso do governador em nos atender”, ressaltou o superintendente.
Atualmente a Iaco Agrícola faz a moagem de cerca de três milhões de toneladas de cana e produz 260 milhões de litros de etanol por ano. A área plantada, que é de 40 mil hectares passará a ser de 50 mil hectares de plantio para atender a nova usina de açúcar que será construída. “Com o asfalto vamos colocar o nosso projeto de implantar uma fábrica de açúcar em prática. Graças ao empenho e parceria com o governo do Estado em liberar projetos e pensar no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul isso será possível”, comemorou Edson.
Ao todo serão investidos quase R$ 14 milhões para a pavimentação de 15 quilômetros de rodovia que proporcionarão o crescimento e expansão do empreendimento. Essa ampliação da usina para produção de açúcar, segundo o presidente do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, Rudimar Borgelt, vai facilitar o acesso e o escoamento da produção no segmento. “Não é mais viável que se tenha um trânsito numa estrada de terra, isso acaba prejudicando a usina no escoamento da sua produção”, disse o presidente ao lembrar que o município possui cerca de 130 mil hectares com produção diversificada como soja, milho e algodão.
O prefeito de Chapadão do Sul, Luiz Felipe Magalhães, lembrou que Mato Grosso do Sul está próximo dos grandes mercados consumidores e melhorar o escoamento da produção traz ainda mais riqueza e desenvolvimento para a região, com localidades que possuem terras férteis e gente que trabalha. “Esta obra não é só importante para a usina, é fundamental também para quem vive no entorno deste empreendimento. Melhora a qualidade de vida do produtor, facilita o escoamento da produção e beneficia Chapadão e Paraíso das Águas”, reforçou o prefeito. “É um momento histórico para as famílias de Chapadão do Sul, um incentivo a mais que o governo do Estado concede para que a cada dia mais possamos desenvolver nossa região”, completou Luiz Felipe.
Para o governador o asfalto vai gerar mais emprego e renda para as 700 pessoas que irão viver na usina no término da obra da fábrica de açúcar – hoje cerca de 450 famílias vivem no local e da produção da usina. “Esta ampliação e produção de açúcar vai proporcionar a exportação do produto e com isso o governo cresce, o município cresce e todos acabam ganhando. As riquezas acabam ficando no Estado e sendo divididas entre a população de Mato Grosso do Sul”, declarou Puccinelli.
Em operação na região desde 2009 a usina Iaco Agrícola emprega mais de 250 trabalhadores na sua planta industrial, 800 na agricultura, além da geração de três mil postos indiretos na região. Em 2013 a usina industrializou 2,5 milhões de toneladas cana e deve chegar a três milhões de toneladas neste ano. A usina ainda está projetada para a produção de açúcar, aguardando apenas a chegada do asfalto para poder escoar o produto, numa área de 40 mil hectares plantadas.

Pavimentação da MS-425 vai garantir avanços de usina em Chapadão do Sul

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-