Período da Quaresma termina nesta quinta-feira

 

O período da Quaresma, 40 dias de reflexão, jejum e preparação para a Páscoa, termina nesta Quinta-Feira Santa. Esse período é muito importante para todos os católicos, pois é durante esse tempo que é lembrado a peregrinação de Jesus Cristo no deserto durante 40 dias. A Quaresma começa na Quarta-Feira de Cinza.

Segundo o Padre da Pároquia Nossa Senhora Auxiliadora de Amambai, Raju Devarakonda, a Quaresma é uma época de reflexão para todos os católicos. “Durante esse tempo, a Igreja convida o fiel para refletir, guardar a fé, e a abstinência faz parte disso”, diz o Pároco.

Todos os católicos são convidados a reafirmar sua fé através da abstinência de algo que se goste, ou um costume. Por exemplo, para quem gosta de sair com os amigos todo final de semana, durante a Quaresma, ele se abstêm dessa atividade durante os 40 dias. “Mas tudo que for oferecido como sacrifício, deve ser ofertado de coração, não adianta a pessoa acreditar que aquele período de abstinência faz mal, pois aí não está de acordo com o que Deus espera da gente”, completa o Padre Raju.

Durante o período da Quaresma as celebrações de missa na Igreja Católica são normais, com mudanças apenas nas leituras que são voltadas para temas como penitência e sacrifício de Jesus e também a salvação da humanidade. Já nos dias que antecedem a celebração da Páscoa, as missas são temáticas. “Na missa da Quinta-Feira Santa, nós celebramos o Lava Pés, a Sexta-Feira da Paixão é dia de recolhimento, de lembrar que nosso Senhor sacrificou-se por nós, e no Sábado de Aleluia, todos estamos em festa, pois o Senhor ressuscitou”, explica o Padre.

A programação de Semana Santa da Igreja Católica começa hoje, Quinta-Feira Santa, às 19h, com a Missa do Lava Pés na Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora e nas Comunidades São Vicente Palotti e Sagrado Coração de Jesus. Logo após, haverá a “Partilha”, onde é simbolizada a Santa Ceia. Os fiéis podem levar alimentos para partilhar.

A Sexta-Feira da Paixão inicia com adoração às 6 da manhã, até às 14h45. Às 15 horas, tem inicio a Via Sacra, que remonta todo o calvário pelo qual Jesus Cristo passou até sua crucificação. A encenação será feita por jovens, saindo da Igreja Matriz e chegando ao Monte Cristo, em frente ao CTG de Amambai.

No Sábado de Aleluia, haverá missa às 20 horas, na Igreja Matriz e na Capela Rainha dos Apóstolos. E no Domingo de Páscoa, a celebração será normal, às 8 horas da manhã e às 19 horas, na Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora.

Fernanda Moreira / Da Redação

(1) Comentário

Envie seu Comentário!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 

A reportagem está contraditória, o período da quaresma não termina na quinta, começa na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de Ramos, isso significa que a quaresma tem uma duração de 40 dias. Por favor arrumem a reportagem isso é um erro grave, principalmente por que existem pessoas de outras religiões que não conhecem a religião Católica.

 
Tania em 16 de fevereiro de 2013 às 23:03
 
 
 
 
 
Enquete