22.2 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

PMA autua seis pescadores no rio Paraguai

- Publicidade -

Policiais Militares Ambientais de Corumbá e de Campo Grande, que realizam fiscalização conjunta no rio Paraguai autuaram seis pescadores, sendo cinco por crime de pesca predatória e um por infração administrativa de pesca sem licença ambiental. Na região da Codraza, em Ladário e no Distrito de Porto Esperança, os policiais autuaram quatro pescadores que pescavam pelo método proibido de lambada e um pescador havia capturado pescado em tamanho inferior ao permitido.

Lambada

A lambada é um método proibido para a pesca no Estado de mato Grosso do Sul. É praticada com o uso de garatéias, que são amarradas em uma linha, com chumbadas pesadas, às vezes várias na mesma linha, sendo arrastadas sob a água, a qual captura o peixe por qualquer parte. Esse processo é proibido porque, muitas vezes, dependendo da posição em que a garatéia atinge o peixe, só ocasiona o lesionamento e não captura, fazendo com que esse peixe venha a morrer depois, ou ficar mais exposto a predadores.

Garatéia

É constituída por vários anzóis amarrados, um oposto ao outro, ou quando a garatéia é vendida nas lojas de pesca vêm com anzóis soldados opostamente, (normalmente três anzóis). Quando é feito pelo pescador, utiliza-se amarrar, às vezes mais de três anzóis.

Um pescador foi autuado apenas administrativamente por pescar sem licença. A pesca sem licença não caracteriza crime. Este foi autuado em R$ 300,00.

Foram apreendidos: 60kg de pescado, três barcos, dois motores de popa, três molinetes, cinco varas de pesca com garatéias, 10 garatéias e uma canoa. Ao todo foram aplicados R$ 4.300,00 em multas administrativas.

Os autuados por pesca predatória responderão por crime e, se condenados, poderão pegar pena de detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Fonte: Polícia Militar do MS

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-