13/03/2018 01h29

Prefeitura realiza audiência para debater mobilização urbana

O evento acontece na sexta-feira, dia 16, às 19h, na Câmara de Vereadores


Fonte: Redação

 
Cerca de 30 mil pessoas moram na cidade Amambai / Foto: Divulgação Cerca de 30 mil pessoas moram na cidade Amambai / Foto: Divulgação

Amambai (MS) – A prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal da Cidade e o Conselho Municipal da Cidade, realizam Audiência Pública para discutir e debater Plano Municipal de Mobilidade Urbana, do município de Amambai.

A audiência acontece na sexta-feira, dia 16, às 19h, no plenário Lourino de Jesus Albuquerque da Câmara de Vereadores.

Estão sendo convidados para participarem da audiência todos os segmentos organizados e representativos da comunidade.

QUAL É O SIGNIFICADO DE UM PLANO DE MOBILIDADE URBANA?

O processo de movimentação de pessoas em cidades, denominado mobilidade urbana, tornou-se um fator crítico nos principais conglomerados urbanos em todo o mundo, em virtude da crescente dificuldade de deslocamento. Nas grandes cidades brasileiras, a redução da mobilidade tem sido consistente, com sérias implicações negativas para a economia, o meio ambiente e a qualidade de vida.

A previsão é que no ano de 2030 cerca de 5 bilhões de pessoas vivam em áreas urbanas.

Neste contexto, as cidades no Brasil não podem adiar mais esta discussão e a implantação emergente das ações previstas nos Planos de Mobilidade. Infelizmente 71% dos Municípios não cumpriram a exigência da Lei Federal 12.587/12 que obriga todos os Municípios com mais de 20 mil habitantes e com Plano Diretor a elaborarem seus planos que devem ser implantados no prazo de 10 anos, findos em 2025 e com a possibilidade de revisão no seu quinto ano de vigência. Caraguatatuba esta entre os 29% dos municípios brasileiros que aprovaram e começam a por em pratica o seu plano.

 
Arte: Decom Arte: Decom