16 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Presépio da igreja católica de Amambai mantém tradição natalina

- Publicidade -

17/12/2014 15h17 – Atualizado em 17/12/2014 15h17

Fonte: Da Redação

Amambai (MS) – O presépio, tradição em várias regiões do mundo durante a época de natal, já está montado na Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, da paróquia de Amambai. Feito com peças que fazem referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo, o presépio apresenta o local e os personagens bíblicos que estavam presentes neste momento cristão.

De acordo com fontes históricas, o primeiro “presépio”, palavra que significa na língua portuguesa o local onde se recolhe o gado ou o estábulo, foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.

No século XVIII, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.

Segundo o padre Gerson Francisco de Souza, da comunidade católica de Amambai, todas as igrejas católicas mantêm um presépio para relembrar o nascimento de Jesus com base na liturgia e na história da salvação.

“A história conta desde o anúncio do anjo; o encontro de Maria com sua prima Izabel; João Batista e a preparação para o novo rei; o povo esperando um libertador que os livrasse de Herodes; a chegada dos reis magos Melquior, Baltazar e Gaspar de várias partes do mundo, trazendo o que há de mais sagrado: ouro, incenso e mirra; animais na estrabaria, significando que o salvador não encontrou um lugar no centro de Jerusalém e nasceu pobre e humilde, mas naquela pobreza estava a maior riqueza do mundo, esta que ninguém poderia imaginar”, acrescenta o Padre.

O presépio fica exposto na Igreja até o dia 6 de janeiro, Dia dos Reis Magos, costume adquirido por representar a data em que Jesus é apresentado para as nações, terminando a expectativa e assim o Natal.

A montagem do presépio ficou sob a coordenação de Sirlley Escobar. Como coordenadora geral da Igreja, ela já realizou esse serviço por vários anos com o apoio de diversos voluntários que se candidatam para ajudar.

Antônio, Marcelo, Maura, Alexandra, Donizete, Marcos e Caio foram os ajudantes deste ano. A montagem do presépio teve início na última quinta-feira (11) e logo ao sábado (13) já podia ser contemplado no local.

“Os homens ficam com a parte pesada e toda a parte de plantas é emprestada pelo viveiro Folha-Verde, que todos os anos presta esse apoio”, afirma Sirlley.

Segundo a coordenadora, o ato de montagem do presépio é uma comemoração importante que promove o sentimento de Jesus renascendo todos os anos. “Para mim, é uma experiência muito gratificante, eu gosto muito, ainda mais de poder ver o serviço completo”, conta Sirlley.

Ela explica ainda que é algo diferente que todos os fiéis esperam no fim do ano e acham bacana. “Todo mundo se envolve em um mesmo projeto e vale a pena”, afirma ela.

Presépios

Os presépios podem varias em tamanho e materiais usados. Existem presépios minúsculos e outros em tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. O mais comum, atualmente, é a montagem dentro das casas das famílias cristãs. Porém, encontramos também presépios em lojas, empresas, praças, escolas e outros locais públicos.

Peças do presépio

  • Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador)
  • Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo)
  • José (pai de Jesus Cristo)
  • Manjedoura com palhas em um curral (local onde nasceu Jesus)
  • Burro e Boi ou ovelhas (animais do curral, representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu)
  • Anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus)
  • Estrela de Belém (orientou os reis Magos quando Jesus nasceu)
  • Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu)
  • Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar)

Presépio foi montado por grupo de voluntários da Igreja / Foto: Moreira Produções

Plantas foram doadas por fiel da comunidade católica / Foto: Divulgação

Voluntários se dedicaram por dias para montar o presépio / Foto: Divulgação

Presépio faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-