15.7 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Repleto de fotos antigas, perfil no Facebook resgata a história de Amambai

- Publicidade -

27/09/2017 10h37

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Um resgate histórico que narra como Amambai era e como está. De prédios públicos e manifestações à emancipação da cidade, passando por eventos marcantes. Tudo isso se encontra registrado e disponível no perfil do Facebook do amambaiense, Robson Martins.

Segundo ele, a ideia de reunir fotos antigas e atuais da Cidade Crepúsculo surgiu da necessidade de resgatar a história do município, além de oportunizar que pessoas que já não moravam em Amambai, pudessem acompanhar o desenvolvimento da cidade.

“Meu pai morava na Serraria Imperial e desde aquela época eu gostava das histórias que minha mãe contava com os álbuns da família…eu gostava muito daquelas fotos preto e branco e daquelas miniaturas que tínhamos que ver através de uma espécie de binóculo (…) então em 2009, quando vi algumas fotos antigas de Amambai tive a ideia de fazer um Facebook com essas fotos antigas de Amambai para tentar resgatar essa lembrança, principalmente para pessoas que não moravam mais aqui, como meus quatro irmãos”, explicou Robson.

E a ideia deu certo! Hoje, o perfil tem cinco mil amigos e conta com mais de 2 mil seguidores, que diariamente são brindados com fotos de momentos importantes de Amambai no passado. “Hoje é bem aceito, mas no começo eu tive dificuldades porque algumas pessoas criticavam, outras achavam que eu seria candidato a vereador por estar falando bem de Amambai, eles não entendiam a finalidade (…) Mas graças a Deus mostrei que não era nada daquilo que os detratores pensavam”, disse Robson.

Sobre as fotos

Ao todo são cerca de 13 mil fotografias, conseguidas de diversas formas, desde buscas na internet e redes sociais, até mesmo das próprias famílias que o procuram para publicar suas fotos. “O mais bacana é que a fotografia histórica, que antes ficava restrita a algumas pessoas, hoje é compartilhada por centenas de delas no Facebook Robson Martins “Lembranças de Amambai”, podendo ser acessada pela internet, mostrando assim, a riqueza da nossa querida Cidade Crepúsculo”, explicou Robson.

Segundo ele, não há nem um tipo de processo de escolha ou seleção das fotos. Ele recebe todas as fotografias, guarda em um arquivo e diariamente posta na sua rede social, resgatando a história do município e fazendo com que pessoas distantes sintam-se mais próximas da Cidade Crepúsculo.

“Com certeza a melhor parte deste projeto é o reconhecimento (…) Claro, existem pessoas maldosas, que já tentaram hackear meu perfil dezenas de vezes e outras que denunciaram o nome, mas muitas pessoas me mandam mensagem via inbox no Facebook, outras me encontram na rua e agradecem por ajudar a trazer a história da cidade (…) é muito bom isso”, comentou ele.

Robson afirma que existem ainda cerca de 2 mil fotos para serem postadas e que os interessados em publicar alguma foto antiga que tenha, deve procura-lo no próprio Facebook.

“Hoje a sociedade tem mostrado um crescente interesse pelas fotografias históricas, o pitoresco dos costumes e paisagens do passado, reforçados pelo nostálgico do preto e branco ou do sépia, encantam até mesmo os menos interessados na memória cultural de Amambai e por isso que é tão importante o resgate dessa história fotográfica”, finalizou.

Para conferir as fotos acesse o perfil https://www.facebook.com/lembrancasdeamambai.

Foto: Reprodução Facebook Robson Martins - Lembranças de Amambai

Robson é funcionário público e administra o perfil Robson Martins - Lembranças de Amambai no Facebook

Desfile dos anos 70 em Amambai / Foto: Facebook Robson Martins - Lembranças de Amambai

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

20 de Abril – Dia do Disco

- Publicidade-