18.2 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Secretaria de Agropecuária de Amambai: agricultura familiar é um dos desafios

- Publicidade -

12/10/2015 20h10 – Atualizado em 12/10/2015 20h10

Merenda escolar e Feira do Produtor podem ser uma alavanca para incremento da produção dos pequenos agricultores e da agricultura familiar

Fonte: Da Redação

Amambai (MS)- A agricultura familiar está presente em cerca de 98,7 % dos munícipios brasileiros, levando até a mesa das famílias produtos de qualidade e sem uso de agrotóxicos.

Em Amambai, o número de agricultores familiares é grande, e a secretaria municipal de Agropecuária (Seagri) tem como missão atendê-los, no cumprimento de suas atribuições de orientar e fornecer subsídios necessários buscando a sustentabilidade da agricultura familiar municipal.

De acordo com o secretário de Agropecuária, Josué de Barros, a secretaria não tem o número exato de pequenos produtores rurais residentes em Amambai. “Nós não possuímos cadastros, apenas atendemos de acordo com o que somos solicitados”, explica o secretário. E acrescenta: “São nos meses de setembro e outubro que a demanda é maior, devido aos plantios”.

Preparo de solo, aplicação de calcário e adubo e confecção de canteiros estão entre os serviços prestados, mediante solicitação, pela secretaria aos produtores rurais.

Produtos direto do pequeno produtor

A maioria dos pequenos agricultores de Amambai tem suas propriedades localizadas nos arredores da vila Santo Antônio e das regiões da Nova Esperança e do Sertãozinho. São eles os maiores responsáveis pela distribuição de alimentos para a merenda escolar. “Eles produzem mandioca, milho, verduras em geral; tudo em ambiente familiar”, afirma o secretário.

Atualmente, são adquiridos pela Prefeitura de Amambai, através da Agricultura Familiar, um quantitativo de 25 produtos, entre verduras, frutas, pães, cucas e mel, selecionados a partir de levantamento realizado em reunião com produtores locais no ano anterior.

Merenda escolar de 2016

Visando o aumento e consolidação na produção do agricultor familiar, a Prefeitura de Amambai tem incentivado e apoiado esse tipo de cultivo, inserindo os produtos da agricultura familiar na merenda escolar e assim, proporcionando ao agricultor melhores resultados na venda de seus produtos, além de uma alimentação mais saudável aos alunos das escolas do Município.

Na manhã da última quinta-feira (8), foi realizada uma reunião com os produtores familiares e nutricionistas responsáveis por elaborar a merenda escolar. A reunião objetivou realizar a definição do planejamento e levantamentos de gêneros alimentícios que poderão atender a demanda da merenda escolar da Reme (Rede Municipal de Ensino) para o ano de 2016.

Segundo Josué, para participar do processo de fornecimento merenda escolar, o produtor tem que estar regulamentado e dentro das normas impostas pela vigilância.

Na reunião, foram definidos os alimentos vindos do pequeno produtor que serão fornecidos para a merenda escolar do primeiro semestre, alguns definidos pela temporada de produção e outros pela possibilidade do produtor.

Feira do Produtor

Assim como a merenda escolar, a Feira do Produtor pode ser uma alavanca para incremento da produção dos pequenos agricultores e da agricultura familiar.

Todo domingo de manhã, cerca de oito pequenos produtores se reúnem na área de estacionamento do Supermercado Sol para comercializarem seus produtos.

Frutas, legumes e verduras são vendidos no local. Segundo Josué, o local foi a solução encontrada quando a praça Coronel Valêncio de Brum – local onde os agricultores comercializavam seus produtos – entrou em reforma. O local é cedido pelos proprietários do Supermercado Sol.

Alguns feirantes reclamam do local. Outros não, como é o caso de Fábio Martins, há 20 anos feirante. “Estou bem instalado aqui, porque as pessoas vêm comprar o churrasco [que também é vendido no local aos domingos] e nos procuram”, diz Fábio. Ele comercializa em sua barraca verduras, mandioca, ovos, leite e feijão, entre outros produtos.

Enedi dos Santos, há 19 anos feirante, diz que o ponto é bom. “O problema é a falta de infraestrutura”, lamenta ela em função do trabalho dominical para instalar e desinstalar a barraca.

O estacionamento do supermercado utilizado pelos feirantes, que era para ser um local provisório, está praticamente definitivo, já que não há outra opção consensual entre feirantes e administração municipal. Clube do Laço e Parque da Cidade foram locais sugeridos para instalação da feira, mas não aceito pelos feirantes. “Para lá [o Parque da Cidade] nós não vamos, é muito retirado (…) se for para tirar a gente para ir para um local pior, nós não vamos”, fala Enedi.. A feirante diz que a Prefeitura deveria oferecer um local definitivo, com as barracas já montadas, mas também não sabe onde seria.

De acordo com o secretário de Agropecuária, esta reclamação de alguns feirantes é improcedente. “Nós sempre damos assistência quando nos procuram, preparando a terra, disponibilizando sementes; se eles estão vendendo, é porque estão produzindo; e a administração está fazendo sua parte”, declara Josué.

O secretário diz que um local apropriado para o comércio das verduras e hortaliças seria próximo ao parque Muriama Mascarenhas, porém encontram resistência dos produtores, que reivindicam um outro mais estratégico. “Eles querem que seja em frente a prefeitura, mas como a praça está em reforma, não tem condições”, explica o secretário.

Ele ainda explica que nenhuma reclamação oficial chegou ao seu gabinete, mas que caso os produtores estejam mesmo insatisfeitos, eles precisam elaborar propostas para serem discutidas com a administração municipal. “Tudo depende de um trabalho feito em parceria também com eles”, afirma Josué. E acrescenta: Se eu reclamo e não busco mudanças, dificilmente a situação vai mudar”, finaliza.

Demandas da secretaria de Agropecuária

Assentamentos – maquinários, sementes, atendimento médico
Através das secretarias, a Prefeitura de Amambai soma forças com os moradores para proporcionar melhores condições nas áreas da Educação, infraestrutura, meio ambiente, agricultura, lazer e saúde.

Central de Recebimento de Leite – Santo Antônio
Inaugurada ainda na primeira gestão do Prefeito Sérgio, com capacidade de armazenamento de 2 mil litros, a Central de Recebimento de Leite foi ampliada, podendo receber até 4 mil litros de leite por dia. É garantia ao produtor de que seu produto será bem armazenado, mantendo a qualidade e o padrão da produção.

Pronatec Rural
A primeira cidade no Estado a conquistar um curso para a área rural dentro do Pronatec, Amambai formou assistentes de planejamento e controle de produção, nas vertentes: Bovinocultura Leiteira, Bovinocultura de Corte e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

Feira do Peixe
Tradicional em toda a região, a Feira do Peixe já teve 12 edições e é fortalecida mais a cada ano. Durante os três dias de festa, são dadas aos produtores oportunidades de comercializar seus produtos, além uma opção saudável de convivência e diversão para toda a família amambaiense.

Programa Leite Forte
40 famílias são atendidas pelo programa em Amambai, que consiste em apresentar aos pequenos e médios produtores formas de manejo e cuidados que lhes trarão resultados mais expressivos, sem a necessidade de altos investimentos. Intercâmbios com cidades produtoras são realizados, a fim de mostrar que somente com algumas mudanças é possível elevar a qualidade do leite produzido.

Parcerias com Fundação MS, Coopersa
Após anos de abandono e descaso, a Escola Agrotécnica Lino do Amaral Cardinal agora se tornou um importante centro de pesquisas. A prefeitura de Amambai, em par
ceria com a Fundação MS e Coopersa, transformou o município em referência no setor de pesquisa agropecuária na região. As pesquisas desenvolvidas pelo centro também capacitam e ampliam a qualidade do ensino dos alunos do curso técnico agropecuário da escola, que é uma extensão da Escola Estadual Vespasiano Martins instalada na área urbana do Município.

Relacionamento com Incra – assentamentos
Um diálogo aberto e preciso ocorre entre a Prefeitura de Amambai e o Incra. Assuntos de interesse dos moradores de assentamentos do Município são intermediados pela administração, que mantém bom relacionamento com o instituto, ao mesmo tempo em que advoga pelos assentados.

Secretaria de Agropecuária de Amambai: agricultura familiar é um dos desafios

Josué de Barros, secretário municipal de Agropecuária / Foto: Moreira Produções

A Feira do Produtor está funcionado todos os domingos no estacionamento do Supermercado Sol; o número de feirantes varia entre cinco e oito pequenos produtores.

 Fábio Martins, há 20 anos feirante.

Parceria entre Coopersa, Prefeitura de Amambai e Fundação MS viabilizou a instalação da Unidade de Pesquisas Agropecuárias de Amambai, na sede da Escola Agrotécnica

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-