20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Secretaria de Saúde de Aral Moreira prestou contas em audiência pública

- Publicidade -

05/03/2015 09h55 – Atualizado em 05/03/2015 09h55

Secretaria de Saúde de Aral Moreira prestou contas em audiência pública

Fonte: Da Assessoria

Aral Moreira (MS) – A Secretaria Municipal de Saúde de Aral Moreira apresentou na manhã dessa sexta-feira, dia 27 de fevereiro, a prestação de contas do 3º quadrimestre de 2014, durante audiência pública na Câmara de Vereadores de Aral Moreira.

A prestação de contas, coordenada pela secretária Municipal de saúde Elaine Aparecida Soligo, contou com participação de autoridades, servidores da saúde, representantes do Conselho Municipal de Saúde, além de representantes de entidades e segmentos da sociedade Aralmoreirense.

Também participação da audiência o prefeito de Aral Moreira Edson de David, o secretário Municipal de Fazenda e Planejamento Fabrício Franco Marques, a diretora administrativa do Hospital Municipal Valdirene Regis e o vereador Valdir Soligo.

A secretária de saúde, Elaine Aparecida Soligo abriu os trabalhos, que teve transmissão ao vivo da Rádio Comunitária Esperança FM, destacando a importância da audiência pública para prestar contas e esclarecimentos à população de como é utilizado o dinheiro público.

Elaine apresentou um relatório detalhado de todas as ações e investimentos desenvolvidos durante o quadrimestre na saúde. Os coordenadores dos programas da saúde do município e dos distritos também apresentaram os relatórios das ações desenvolvidas na sua localidade de atuação.

De acordo com dados apresentados pela secretária de saúde, Elaine Aparecida Soligo, em 2014, a prefeitura investiu de recursos próprios do município R$ 6.644.676,17, o que corresponde a 28,08% do orçamento Municipal. Pela legislação, o município deveria investir no mínimo 15% do orçamento, que seria de 3.549.506,50.

Segundo Elaine, esses recursos foram utilizados em ações e serviços de saúde como pagamento do pessoal, encargos sociais, aquisição de remédios, materiais de consumo, entre outros.

A secretária falou ainda de algumas criticas que vem recebendo na saúde, principalmente na distribuição de remédios. “Infelizmente como é um dinheiro público não posso comprar o medicamento que quiser. Existe uma pactuação com o Estado e o município para a compra de medicamentos, sendo que essa aquisição de medicamentos são compras técnicas, ou seja, fazemos um levantamento daquilo que serão comprados e não podemos comprar aquilo que quiser e do jeito que quiser. Existem leis que ampara e norteiam esses gastos, e temos que segui-lás a risca” pontua a secretária.

A secretária ressaltou também o trabalho que a administração Municipal vem desenvolvendo no município para ofertar uma saúde de qualidade. “A administração Municipal do prefeito Edson de David tem trabalhado arduamente para melhorar a saúde do nosso município. Nos últimos anos, conquistamos grandes avanços na saúde em nosso município, temos priorizado o setor sempre visando proporcionar uma saúde de qualidade a todos os nossos munícipes” destacou a secretária.

Por fim, a secretária de saúde afirmou que a administração Municipal tem trabalhado com transparência e austeridade. “Nossa gestão tem sido respaldada na transparência e austeridade nos gastos públicos. E, isso é demonstrado nas prestações de contas realizadas nas audiências públicas e também através do portal da transparência (www.aralmoreira.ms.gov.br), onde qualquer cidadão tem acesso a todos os gastos, balancetes, entre outros” ressalta “Façam criticas, mas criticas construtivas que ajudem a melhorar a saúde do nosso município, mas antes conheçam a verdadeira realidade que se encontra a saúde em nosso município, que tenho certeza é uma das melhores do nosso Estado” concluiu a secretária se colocando a disposição para qualquer esclarecimento.

Secretária de saúde, Elaine Aparecida Soligo, coordenou a audiência de prestação de contas. Foto: Joelso Gonçalves/ Aral Moreira News

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-