16.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Siga MS demonstra desenvolvimento positivo do Milho 2ª Safra

- Publicidade -

25/05/2017 15h23

Fonte: Aprosoja

As informações levantadas nas diferentes regiões de Mato Grosso do Sul pelos técnicos do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) durante a segunda semana de maio demonstram que o desenvolvimento do milho 2ª safra 2016/2017 se mantém positivo.

Dados foram divulgados nesta semana pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e estão disponíveis na íntegra por meio de cadastro no link, na aba SigaWeb. As principais informações obtidas referem-se a estágio da cultura, variedades, incidência de plantas daninhas, pragas e doenças, precipitação e situação geral das lavouras.

Com base nessas informações, confira a atual situação das lavouras de MS por região até o dia 12 de maio:

Região norte

Municípios: Alcinópolis, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica e Sonora.

Situação geral das lavouras: no que se refere às pragas, apesar de controladas, a cigarrinha-do-milho está dando trabalho aos produtores. Foi identificada lavoura em Chapadão do Sul com perda de 70% da área, causada pelo enfezamento. Preocupação também para os ataques de porcos do mato que ocorrem frequentemente na região. As chuvas até o momento estão satisfatórias para o desenvolvimento da cultura, com precipitação média acumulaad de 15mm em propriedades de Sonora, valor referente ao dia 07/05.

Região centro- norte

Bandeirantes, Rio Negro, Rio Verde de MT e São Gabriel do Oeste

Situação geral das lavouras: devido às boas condições climáticas desde o início da safra, as lavouras encontram-se bem nutridas, pragas e plantas daninhas encontram-se controladas e são estimadas boas produtividades. No que se refere às pragas, houve incidência de lagarta-da-espiga.

Região Centro

Municípios: Campo Grande, Rio Brilhante, Sidrolândia, Dois Irmão do Buriti, Nova Alvorada do Sul e Terenos.

Situação geral das lavouras: no que se refere às plantas daninhas, apesar de controladas, a maior pressão continua sendo o capim amargoso. A incidência de pragas ocorreu de forma mais significativa no início do desenvolvimento da cultura e no momento estão controladas. Em algumas áreas da região, como em Rio Brilhante e Nova Alvorada do Sul, já ocorrem estiagens.

Região sudoeste

Municípios: Bonito, Guia Lopes da Laguna e Maracaju

Situação geral das lavouras: no que se refere às pragas, principalmente lagartas, apesar de controladas, em alguns locais estão sendo necessárias até 4 aplicações de defensivos. De forma geral, as lavouras estão bem nutridas e com baixa incidência de doenças. As chuvas, até o momento, estão satisfatórias para o desenvolvimento da cultura.

** Região sudeste**

Municípios: Anaurilândia, Angélica, Batayporã e Naviraí

Situação geral das lavouras: as pragas e plantas daninhas encontram-se controladas e as chuvas até o momento estão satisfatórias para o desenvolvimento da cultura.

Região sul

Municípios: Itaporã, Caarapó, Douradina, Dourados, Juti e Vicentina

Situação geral das lavouras: as pragas e plantas daninhas encontram-se controladas e 3

Região sul-fronteira

Municípios: Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Tacuru e Sete Quedas

Situação geral das lavouras: as pragas e plantas daninhas encontram-se controladas e as chuvas até o momento estão satisfatórias para o desenvolvimento da cultura.

Estimativa de de produção

Para o milho 2ª safra 2016/2017, a estimativa da Aprosoja/MS é que o Estado tenha área plantada de 1,800 milhão de hectares, sendo a projeção de volume de produção de 9,180 milhões de toneladas. Com isso, espera-se alcançar produtividade média de 85 sc/ha.

O número estimado de produtividade é 45,5% superior ao efetivamente alcançado na 2ª safra do ano passado, quando houve quebra na produção de milho devido a questões climáticas. Em 2016, a produtividade média do Estado foi de 58,4 sc/ha.

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-