12.9 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Três amigas e uma missão: resgatar animais abandonados

- Publicidade -

06/10/2015 09h32 – Atualizado em 06/10/2015 09h32

O projeto tem nove meses e já recolheu cerca de 70 cachorros das ruas de Amambai

Fonte: Da Redação

Amambai (MS)- Fornecer cuidados e proteção aos cães abandonados de Amambai. Este é o objetivo do projeto Adote um Campeão de Quatro Patas, criado em março deste ano em Amambai.

Idealizado inicialmente pelas jovens Daniely Córdoba e Joanita Machado, o projeto agora conta com mais uma integrante, Eli Bernardo. Ela conta que a ideia de participar da iniciativa surgiu através de um amigo que a indicou para Daniely em um grupo do Whatsapp, onde são tratados assuntos do projeto. “Eu sempre amei cachorros, então o veterinário que cuida dos animais recolhidos me indicou para a Dany”, disse Eli. E acrescentou: “No que eu puder ajudar eu vou ajudar”.

Segundo Daniely, até o momento cerca de 70 cães foram acolhidos, medicados e já encaminhados para adoção. Elas ainda possuem em torno de 10 animais que ainda estão precisando de um lar. “Quando recolhemos um cão bonito, filhote principalmente, logo conseguimos um dono para ele, já quando o animal é um pouco mais velho, fica muito difícil encontrar alguém que se disponha a adotá-lo”, explica Daniely.

O trio conta que por não terem um local adequado para a guarda daqueles animais que ainda não conseguiram um dono, foram obrigadas a levar os animais para suas casas. “Cada uma de nós ficou responsável por três ou quatro cachorros, o que se torna difícil, não para nós que somos apaixonadas por cães, mas sim para as nossas famílias”, conta Eli.

Segundo Daniely o projeto foi bem recebido pela população, que ao ver animais abandonados e maltratados entram em contato com elas e solicitam ajuda, não somente para cães, mas também gatos. “Um bombeiro nos ligou falando de um gato que estava machucado e preso em bueiro, então o acolhemos; mas isso ainda não é o nosso foco, até porque ainda não temos a estrutura necessária”, explica Daniely.

As despesas mensais do projeto, segundo Joanita, ultrapassam os R$ 700,00, referentes a gastos com medicação, ração e cuidados com os animais. Uma parceria com veterinário Fernando, da Agrocampo, disponibiliza consultas sem custos.

Para custear as despesas, as jovens contam com arrecadação de recursos através de rifas e também de doações, mas, segundo elas, encontram dificuldade em conseguir pessoas que se disponham a doar. “Muitos parabenizam, falam que é uma ótima iniciativa, porém, quando pedimos ajuda, inventam uma desculpa e acabam não ajudando; na realidade, os que ajudam mesmo são poucos”, afirma Joanita.

Segundo elas, para ajudar não precisa ser apenas em dinheiro. Ração, medicamentos, casinhas, coleiras e contêineres para transporte estão entre as necessidades do projeto. “Estamos precisando também de uma cesta de café da manhã ou de chocolate para rifarmos”, declara Joanita. E acrescenta: “Rifas sempre nos ajudam muito”.

Daniely, Joanita e Eli lutam agora por uma sede para o canil; a reivindicação já foi abordada em conversa com o prefeito municipal, Sérgio Barbosa. “Estamos apenas esperando uma data para vermos o local que já foi escolhido pelo prefeito”, finalizam elas.

Para maiores informações sobre doações ou denúncias sobre maus tratos, as pessoas devem entrar em contato pelos telefones (67) 9625-4408, 9644-2017 ou 9999-1453.

Veja abaixo algumas fotos dos cães atendidos pelo projeto:

Três amigas e uma missão: resgatar animais abandonados

Daniely Córdoba, Joanita Machado e Eli Bernardo / Foto: Moreira Produções

Antes e depois da cadela Belinha passar por cuidados veterinários / Foto: Arquivo Pessoal

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-