17.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

UEMS de Ponta Porã abre as portas para o “Agosto Lilás”

- Publicidade -

24/08/2016 08h47

UEMS de Ponta Porã abre as portas para o “Agosto Lilás”

Fonte: ABr

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Ponta Porã por meio do Curso de Ciências Contábeis, está desenvolvendo um projeto de ensino que envolve professores, alunos e a comunidade externa. O projeto “Responsabilidade social na profissão contábil: situações de desrespeito às mulheres e flagrante de violência de direitos”, foi iniciado neste mês, conhecido por “Agosto Lilás” por conta dos 10 anos de criação da Lei Maria da Penha.

Na próxima sexta-feira (26), a unidade sediará um debate sobre o tema “assédio no ambiente de trabalho”. A advogada Rose Luci Cavagna, coordenadora do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), mantido pela Prefeitura de Ponta Porã, deverá proferir palestra motivando o debate que contará ainda com a participação do professor doutor Esmael Machado (debatedor) e Verônica Adamonski (mediadora).

Esta será a segunda das dez sessões previstas no projeto. De acordo com o professor Esmael, coordenador do curso de Ciências Contábeis da UEMS de Ponta Porã, o principal objetivo é despertar nos alunos o interesse por questões ligadas às relações profissionais no ambiente de trabalho. “Queremos aflorar entre os acadêmicos a sensibilidade de situar-se e interagir no ambiente organizacional em situações de desrespeito às mulheres e flagrante violação de direitos”, afirmou.

A coordenadora do CAM, Rose Luci Cavagna, está desenvolvendo diversas atividades relacionadas ao “Agosto Lilás”, período em que se comemora os 10 anos de criação da Lei Maria da Penha que norteia as ações de prevenção e combate à violência contra a mulher tanto no ambiente doméstico quanto no mercado de trabalho.

No dia 10 de agosto ela esteve na UEMS de Ponta Porã para participar de uma atividade de sensibilização visando conquistar interessados em participar do projeto desenvolvido em parceria com a Universidade.

“Como consta no projeto, fizemos um desdobramento da Campanha Agosto Lilás – 10 Anos da Lei Maria da Penha, apropriando algumas questões que podem ser entrelaçadas com a prática do contador em uma organização”, enfatizou Esmael Machado;

Ele explica que o programa de execução do projeto será organizado em 10 sessões. As sessões serão iniciadas com a apresentação do tópico previsto na agenda de trabalho, seguida de debate entre os participantes. Em cada sessão, haverá a exposição inicial de uma especialista em direitos humanos do Centro de Atendimento a Mulher (CAM) de Ponta Porã e na sequência o grupo poderá debater a temática abordada. A duração prevista para cada sessão é de duas horas-aula, sempre com o acompanhamento de uma psicóloga do CAM que atuará como mediadora dos debates.

Programação:

2º. Semestre/2016:

2ª sessão: (26/Agosto) Assédio no ambiente de trabalho
– Responsáveis: Rose Luci Cavagna (ministrante); Esmael A. Machado (debatedor); Werônica D. Adamonski (mediadora)
– Carga-horária: 2 horas-aula

3ª sessão: (5/setembro) Ameaças psicológicas
– Responsáveis: Rose Luci Cavagna (ministrante); Esmael Almeida Machado (debatedor); Werônica D. Adamonski (mediadora)
– Carga-horária: 2 horas-aula

Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-