21.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Usina de etanol vai proporcionar geração de mais emprego e renda

- Publicidade -

19/09/2014 14h29 – Atualizado em 19/09/2014 14h29

Usina de etanol vai proporcionar geração de mais emprego e renda para Chapadão do Sul e região

Fonte: Agência Brasil

Chapadão do Sul (MS) – A primeira usina de etanol de milho que será implantada em Mato Grosso do Sul vai gerar mais emprego, renda e verticalizar a produção da agricultura para a população de Chapadão do Sul. Com o lançamento da pedra fundamental da BioUrja do Brasil feita nesta quinta-feira (18), o governador André Puccinelli, que participou da cerimônia, lembrou que a empresa pôde ser instalada devido a agilidade dos licenciamentos concedidos pelo governo do Estado.
“A persistência fez com que a nossa equipe concedesse a licença em tempo hábil, para que nós não perdêssemos um empreendimento como este para nenhum outro local ou para outros centros consumidores. Isso gera renda para o Estado. Se as 350 mil toneladas de milho produzidas aqui fossem exportadas os tributos deixariam de ser computados para os nossos cofres e deixariam de gerar emprego e renda e não poderiam proporcionar qualidade de vida aos sul-mato-grossenses”, explicou André.
Com investimentos de 140 milhões de dólares a empresa vai gerar cerca de 600 empregos indiretos e outros 150 diretos. Para o prefeito Luiz Felipe Magalhães, os benefícios são incalculáveis para Chapadão e toda região. “É uma nova tecnologia de processamento de milho, uma nova oportunidade de negócio. Para liberação da instalação desta indústria tivemos total apoio do governo do Estado. Este empreendimento vai consumir todo o milho que produzimos aqui, alavancando o desenvolvimento do nosso município”, comemorou. “O pioneirismo na produção do etanol de milho vai trazer crescimento, produzindo, além de milho, qualidade de vida para a população da cidade”, completou.
O empreendimento
O empreendimento está sendo instalado no município de Chapadão do Sul e vai absorver toda a produção de milho da região como matéria-prima para a produção de etanol hidratado e anidro, além de fazer o processamento de farelo de milho de alto valor proteico, produzir Dióxido de Carbono (CO2) – gás utilizado na fabricação de refrigerantes, entre outras aplicações –, e ainda gerar energia para abastecer o seu parque industrial. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, Rudimar Borgelt, atualmente cerca de 60% a 70% das áreas plantadas de Chapadão do Sul cultivam a produção do milho safrinha.
O gerente de operações da BioUrja no Brasil, Marcos Machado, ressaltou que a escolha da região para instalação da fábrica está ligada ao momento vivido pela cidade. “Pela pujança que pudemos observar em Chapadão, por poder utilizar mão de obra local e matéria-prima produzida aqui, decidimos instalar a primeira planta de etanol de milho do Brasil. Foi uma caminhada árdua, mas que tivemos total apoio do governo do Estado e já adianto que no primeiro semestre de 2015 as obras da empresa serão iniciadas”, explanou o gerente da BioUrja.
BioUrja
A BioUrja do Brasil Agroindústria é uma empresa integrante do Grupo BioUrja, que foi constituído em 2011, com a finalidade de promover investimentos na produção de etanol no Brasil, especialmente em Mato Grosso do Sul. Os empreendedores têm a intenção de utilizar no Brasil a tecnologia de produção de etanol utilizada pelas usinas americanas e, com isso, promover uma maior organização da cadeia do milho no Estado, que é um dos grandes produtores brasileiros do grão, tendo grande disponibilidade dessa matéria-prima para a planta industrial do Grupo.
Em Chapadão do Sul, a BioUrja estima utilizar na operação da usina 343 mil toneladas de milho por ano, o que seria equivalente a 4,6% da produção do Estado na safrinha do ciclo 2013/2014, quando Mato Grosso do Sul deve ocupar a terceira posição no ranking nacional, com uma área cultivada de 1,461 milhão de hectares e produção de 7,305 milhões de toneladas do grão. A principal vantagem da utilização do milho na produção de etanol está no fato de o grão produzir mais sacarose e álcool, ou seja, uma tonelada de milho rende 400 litros, enquanto a mesma quantidade de cana-de-açúcar produz 90 litros.

Usina de etanol vai proporcionar geração de mais emprego e renda

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-