18/07/2018 11h03
Fonte: MUMO
A moda é considerada hoje a terceira indústria mais poluente do mundo, perdendo apenas para a da pecuária e do petróleo. Graças à tecnologia, criatividade e consciência dos designers, é possível encontrar peças bonitas, com qualidade e que não agridam o meio ambiente durante o processo de produção.
Luana Goldstein, estilista formada pela Felicidad Duce Barcelona e diretora criativa da MUMO, marca paulistana criada em agosto de 2017 e que tem como proposta escolher a cada ano uma causa socioambiental para apoiar, lista a seguir cinco razões para que você comece a se vestir de forma mais sustentável.
*** Reflita antes de fazer uma compra**
Pense em quanto tempo aquela peça vai durar e quantas vezes você vai usá-la. “Analise o que já existe no seu guarda-roupa e com o que você pode combiná-la. Ela, muitas vezes, vai complementar ou fazer você criar um look novo, sem precisar comprar demais”, explica Luana.
*** Preste atenção nos materiais**
Dê preferência a tecidos orgânicos, como o algodão, ou que sejam de reuso, evitando o desperdício. “Os nossos materiais seriam descartados, como o veludo, um dos destaques da nossa coleção de inverno”, fala ela.
*** Prefira qualidade à quantidade**
Ao invés de ter um armário lotado com roupas da moda ou tendências passageiras, escolha poucas opções de maior durabilidade. A estilista endossa a afirmação: “É mais válido ter boas peças, com história e que tenham sido feitas por uma mão de obra qualificada e bem remunerada”
*** Conheça a história da marca**
Pesquisar como a empresa nasceu e de que forma as roupas são produzidas é importante para entender quais impactos ela provoca na sociedade e no meio-ambiente. “No nosso site, temos informações sobre como e por quê criamos a MUMO, além dos nossos objetivos e propósitos. Um deles é fazer com que boas roupas sejam acessíveis a todos”, fala Luana.
*** Saiba para onde seu dinheiro vai**
Você prefere que ele vá para grandes corporações ou ajude uma instituição socioambiental? A Associação Mata Ciliar é a beneficiada pela marca paulistana e, a cada roupa vendida, 14 reais são doados ao projeto que recupera nascentes de água com o plantio de mudas nativas.