25.6 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Candidatos a prefeito: vamos falar sobre educação?

- Publicidade -

06/06/2016 07h49

Crônicas de uma Alma Solta

Por Luiz Peixoto

“Educação é a arma mais poderosa
Que você pode usar
Para mudar o mundo”
(Nelson Mandela)

Quando o assunto é educação existem diversos especialistas no assunto. Eu apenas estudei esse tema ao longo de 25 anos, e atuei em sala de aula por mais de 20, em todos os níveis (fundamental, médio e superior). Não me considero um expert do assunto, apenas um prático, alguém que fez desse espaço meu local no mundo por opção e por prazer.

Fui a vida toda estudante de escola pública. Sei das dificuldades e das possibilidades que esse espaço de ensino nos oferece. Nesses meus anos de volta a Amambai, depois de lecionar em uma escola municipal e, agora, no PROFUNCIONÁRIO, reafirmei a minha certeza que profissionais de qualidade não nos faltam, sejam professores ou administrativos. Conheci um grupo grande pessoas apaixonadas pela educação, mas um grupo grande também sem muita esperança que as coisas mudem, que a valorização da educação como condição estratégica de desenvolvimento seja entendida pelos gestores.

Amambai é uma cidade tida como “pequena”. Interessante notar que na Europa, a maioria das cidades grandes que conheci tem cerca de 40.000 habitantes. Algo como nossa cidade crepúsculo. Então, reelaboro, Amambai é uma cidade grande. Grande em potencial, em possibilidade, em gente boa, em felicidade. Está certo que perdermos em tamanho para as cidades polos, mas nem por isso precisamos perder em qualidade de vida.
Sobre educação, gostaria que os senhores candidatos pensassem:

  1. Temos uma estrutura de educação, na minha visão, adequada e eficaz. Faltam ainda investimentos na educação infantil, com espaços educativos, chamem de CEINFs ou de creche, o nome não muda nada, mais próximo das moradias das famílias trabalhadoras.

  2. Temos um transporte escolar que me dá medo. Moro em uma rua onde passam em média 10 ônibus escolar por dia. A maioria está inadequado. Não há cinto de segurança, ou se há, ninguém usa, pois não há a figura do adulto monitor de transporte escolar. É preciso repensar isso. A segurança de nossas crianças e adolescentes está além de orçamento.

  3. Professores e Professoras de qualidade merecem ser bem pagos. Nunca entendi porque um professor ganha menos que um vereador, mas não irei entrar nesse mérito. É vital repensar a remuneração dos profissionais que ensinam nossas crianças. Antes que digam que pauto em causa própria, minha formação não me habilita para lecionar em escolas do município, mesmo com minhas pós, filosofia ainda não é currículo das escolas de ensino fundamental. Deveria ser. Mas não é. Acredito que uma educação que valorize, e consequentemente cobre dos profissionais envolvidos, tem tudo para ser uma educação de melhor qualidade.

  4. Não levem em conta o que falam os experts em economia. Todo dinheiro usado em educação não é gasto, é investimento no futuro. Não bastam escolas reformadas, com lousa branca se tivermos profissionais mal pagos, famílias ausentes, coordenações desmotivas e direções como cargos políticos. Invistam em eleições diretas para diretores. Invistam em pessoas que queiram coordenar as escolas, e passem esses por avaliações anuais. Afinal, na educação repousa nosso principal investimento no futuro.

  5. Se querem mesmo que eu acredite, e eu não sou importante, mas se querem mesmo que as pessoas acreditem no seu compromisso com a educação, tire seu filho/neto/sobrinho/afilhado etc da escola particular e coloque-o na rede pública. Ai sim saberei que você está preocupado com ensino público de qualidade. Fora disso é discurso em época de eleição.

Se quer mesmo ser levado a sério, convide um grupo de especialistas para debater a educação, aqui em Amambai existem vários (nem precisa me chamar, afinal minha fama de chato já vai longe), mas antes disso leia, e conheça de fato, o plano municipal de educação e suas 21 metas. Antes de pensar em propostas mirabolantes, conheça o que educadores e educadores, que entendem do assunto, já propuseram.

Sigamos…

Luiz Peixoto – Filósofo. Escreve semanalmente nessa coluna

Candidatos a prefeito: vamos falar sobre educação?

Candidatos a prefeito: vamos falar sobre educação?

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-