18.2 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Cortes federais penalizam cursos técnicos em todo estado

- Publicidade -

30/06/2015 08h29 – Atualizado em 30/06/2015 08h29

Em 2015, foram ofertadas 15,5 mil vagas e este ano, apenas 2,9 mil estão abertas

Fonte: Correio do Estado

Os cortes do Governo Federal na Educação reduziram em 81% as vagas para cursos técnicos em Mato Grosso do Sul. No ano passado, 15.580 vagas foram oferecidas, e hoje, 2.979 estão previstas. A Secretaria de Estado de Educação (SED), principal ofertante dos cursos técnicos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), teve que interromper a continuidade de cursos para atender o corte do MEC, e agora, cogita reduzir vagas para outros programas que atendem jovens carentes, como o Projovem, porque o Ministério, há meses, não faz o pagamento devido. O Estado tem bancando sozinho os custos do programa federal.

Para poder fazer algum curso do Pronatec, o candidato precisa se inscrever no Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que é semelhante ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para acesso ao Ensino Superior. E assim como o Sisu, o Sisutec também usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como meio de acesso.

Neste ano, o Sisutec teve as inscrições adiadas mais de uma vez e, segundo o Ministério da Educação (MEC), a edição aberta ontem, será a única do ano. Em 2014, o Sisutec ofereceu aproximadamente 580 mil vagas, somadas as duas edições anuais. Dilma prometia no ano passado, criar mais 12 milhões de vagas, mas foram oferecidas apenas 83.641 vagas, o que corresponde a 85% menos do que o ofertado no ano passado.

Cortes federais penalizam cursos técnicos em todo estado

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-