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quinta-feira, 18 de abril de 2024

Com documentários, alunos produzem conhecimento na escola Felipe de Brum

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07/10/2015 18h51 – Atualizado em 07/10/2015 18h51

Alunos do Felipe de Brum constroem conhecimento com produção de documentários

Fonte: Da Redação

Origem da vida, sexualidade, tecnologia. Estes foram alguns dos temas abordados em documentários produzidos por alunos do Ensino Médio da escola estadual Cel. Felipe de Brum, da rede de ensino de Amambai.

A iniciativa integra o Projeto Documentário, que faz parte do calendário anual de ações da Escola Felipe de Brum. A produção dos documentários, que é coordenada por professores das disciplinas curriculares e da sala de Tecnologias e Recursos Midiáticos, aborda temas relevantes da educação e servem de apoio para serem inseridos nos planos de aulas dos educadores.

Temas de 2015

Neste ano, foram produzidos oito audiovisuais pelos alunos do ensino médio regular e ensino médio profissionalizante. A turma do 1º A apresentou o documentário Tecnologia na Saúde; 1ºB – Inclusão da PNE; 1ºC – Uma vida em risco- Cães abandonados; 1ºD – Homossexualismo; 2ºA – Globalização tecnológica; 2ºB – Criacionismo X Evolucionismo; 3ºA – Sexualidade – A culpa é do tabu!? E os alunos do 3ºB – Histórico da EE Cel. Felipe de Brum.

Construção do conhecimento

O projeto atende conceitos de uma educação onde o aluno participa da construção do seu conhecimento. Segundo o professor e pesquisador Pedro Demo, o conhecimento não se restringe à repetição dos outros, mas prevê a criação e produção do conhecimento próprio. O aluno, criança, adulto, pesquisador, precisa aprender formular perguntas, perseguir caminhos em busca de novas respostas.

“Dentro desse contexto, nós da escola Coronel Felipe de Brum acreditamos no potencial criativo e inovador de nossos alunos e através desse projeto estimulamos a produção audiovisual e o trabalho em equipe dos alunos do ensino médio”, avalia a coordenadora pedagógica e professora, Maria Helena Rozin Barbosa.

Avaliação e classificação

O projeto obedece a um cronograma de atividades que iniciou em março e contempla 1. Apresentação do projeto para as turmas; 2. Escolha do tema; 3. Pesquisa prévia; 4. Projeto Escrito (pesquisa cientifica); 5. Escolha e agendamento dos entrevistados; 6. Reserva de equipamentos de filmagem; 7. Filmagem; 8. Produção do vídeo; 9. Entrega do vídeo; 10. Apresentação para a comunidade interna (avaliação) e 11. Apresentação para a comunidade externa (avaliação).

A avaliação é realizada através da média aritmética, tirada de uma média individual atribuída pelo professor regente, somada a uma média atribuída para a turma de acordo com sua classificação, atribuída por uma comissão de avaliadores, formada por profissionais da Educação da escola.

Essa média final, que varia entre 10 para o primeiro colocado e 6,5 para o oitavo colocado, foi atribuída ao aluno no terceiro bimestre em todas as disciplinas.

Resultado Projeto Documentários 2015

Objetivos do Projeto Documentário

Produzir vídeos documentários sobre temas atuais, relevantes ao ensino e a formação do aluno, selecionados através de pesquisas e apoio do professor é o objetivo principal da iniciativa. Outras finalidades são Fomentar a pesquisa e produção própria dos alunos através de vídeos; Instigar a utilização de novos recursos didáticos tecnológicos para renovação das práticas pedagógicas, a fim de melhorar o rendimento escolar; Incentivar os alunos na produção de diferentes narrativas que venham contribuir e facilitar o processo de construção do conhecimento, comunicação e integração social do aluno; Despertar o aluno para linguagem áudio visual e o desenvolvimento de uma nova maneira de olhar articulando a percepção, a imaginação, o conhecimento; Dominar o uso de novas tecnologias como facilitador de interação com o mundo físico e social e Estimular o trabalho em equipe.

Metodologia

No desenvolvimento do documentário, os alunos são orientados para a escolha de um tema relevante para a formação do aluno; o professor regente conduz a escolha do tema fomentando discussões com a turma.

O aluno deve realizar pesquisas com a turma para conhecer e entender melhor o assunto, o professor irá entregar um roteiro para guiar as pesquisas antes de acontecer as filmagens. O professor regente deve incentivar que a turma leia, discuta, assista documentários e filmes que já existam sobre o assunto. Internet, livros, revistas, artigos são recursos que devem ser utilizados para a pesquisa, ao final todas as fontes devem ser citadas no documentário..

O professor também orienta a turma para que organize, delineie e faça um cronograma do trabalho. A professora gerenciadora dos recursos tecnológicos, Liziane Salazar explica que o aluno não precisa saber exatamente como o documentário será montado antes do início das filmagens. “Ele pode descobrir coisas durante o processo de produção que mudarão planos ou oferecerão novos caminhos para investigações; porém, a turma deve ter um plano antes de começar a filmar, incluindo um delineamento relativo a filmagens específicas”, diz Liziane.

Recursos didáticos

Os alunos utilizam recursos tecnológicos que são Computador com Internet, Vídeo do You Tube, Softwares de edição de vídeo, Datashow, Caixa de Som, Câmera Digital, Filmadora, microfones e Impressora.

Também são utilizados recursos visuais como Fotografia, Textos, Livros, Revistas e Cartazes.

Os alunos do 2º A foram classificados em primeiro lugar com o documentário sobre Globalização Tecnológica.

A comissão de avaliadores, formada por profissionais da Educação da escola, reunida para assistir os documentários.

Com documentários, alunos produzem conhecimento na escola Felipe de Brum

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