26.2 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Alunos do Senai de MS encaminham protótipos ao Desafio da Inovação da Amanco

- Publicidade -

04/03/2015 13h40 – Atualizado em 04/03/2015 13h40

Fonte: Fiems

Os cinco alunos do Senai de Mato Grosso do Sul que tiveram seus projetos aprovados no Desafio da Inovação da Amanco e Senai Nacional enviaram os protótipos nesta semana para a sede da empresa em São Paulo (SP). Neste ano, os participantes tiveram de propor formas de conscientizar as pessoas para não desperdiçarem água durante banho, tendo em vista a crise hídrica apontada em alguns Estados.

Representam o Senai de Mato Grosso do Sul os alunos Rosilene Lopes da Silva (Campo Grande), Herisson Borgo Vila Nova Moreira (Corumbá), Erick Gonçalves Castro (Corumbá), Jean Carlos Nascimento Casanova (Corumbá) e Horácio H. Campelo (Três Lagoas). Rosilene da Silva, que trabalha como autônoma e fez o curso técnico em meio ambiente do Senai, desenvolveu um projeto sobre captação da água da chuva como forma de redução do consumo em toda a casa. “Estou bem surpresa por ter me destacado entre os finalistas, já que tem pessoas de vários Estados”, disse.

De Três Lagoas, a ideia do aluno do curso técnico de celulose e papel do Senai, Horácio H. Campelo, é captar a vazão da água de um orifício do chuveiro para saber a quantidade gasta durante o banho. “A água captada fica em um recipiente que tem indica volume de 10 a 100 litros. O impactante é saber o que seria possível fazer com aquela quantidade de água”, contou, explicando que o projeto foi criado exclusivamente para o desafio e pretende causar essa conscientização. “Sinto-me muito honrado em estar nesse grupo seleto”, declarou.

Já Herisson Borgo Vila Nova Moreira, 18 anos, que está no curso técnico em química do Senai de Corumbá, revela que o projeto surgiu de uma ideia simples em dezembro do ano passado, consistindo na montagem de uma válvula que controla a vazão de água em função do tempo de banho. “O projeto começou bem imaturo e fomos aprimorando a parte técnica em cima dessa ideia, que foi pensada para atender ao critério do desafio”, comentou.

Erick Gonçalves Castro, 35 anos, que faz o curso de química do Senai de Corumbá, elaborou o protótipo de uma espécie de caixa de água auxiliar para ser acoplada ao chuveiro e assim o banhista controlar a saída de água durante o banho. “Existe um mecanismo semelhante ao da descarga para controlar a saída de água, que é liberada em estágios”, detalhou, completando que é interessante, mesmo sendo da área de química, poder pensar em alguma solução para economizar água.

Outro representante do Senai de Corumbá é o aluno do curso técnico em química, Jean Carlos Nascimento Casanova, que pensou e prototipou um filtro para ser acoplado ao ralo do chuveiro e, que, por meio de um sistema com bombeamento, filtra a água usada no banho e a envia para uma outra caixa de água. “Aí a pessoa poderia reutilizar essa água para várias coisas dentro de casa”, explicou.

Desafio

O Desafio da Inovação Amanco e Senai Nacional trata-se de um concurso de inovação realizado entre os alunos do Senai de todo o País em que os participantes são convidados a apresentar soluções para um determinado problema. Segundo a assessora de relacionamento com o mercado do Senai do Estado, Ilana Alencar, a participação dos alunos é uma forma de estimular a criatividade, inovação, bem como a solução das problemáticas cotidianas discutidas em sala de aula, alinhando o conhecimento com a necessidade da indústria.

Ela lembra ainda da parceria com a Amanco desde 2002 em todos os Estados do Brasil e, regionalmente, fortaleceu-se em 2010, contabilizando mais de 1.300 capacitações neste período. “Já foram realizados cursos de instalador hidráulico sem custo nenhum para o aluno, oferecendo uma oportunidade de ingressar no mercado da construção civil. Além disso, outras ações foram desenvolvidas como a participação da empresa no Mundo Senai e Olímpiada do Conhecimento”, afirmou, detalhando que o 1° lugar ganhará um iPad e uma visita à fábrica da Amanco em Joinville (SC), onde terá a oportunidade de conhecer a área de engenharia, enquanto o 2° e 3° lugares também ganharão a visita à fábrica de Joinville.

Alunos do Senai de MS encaminham protótipos ao Desafio da Inovação da Amanco

Alunos do Senai de MS encaminham protótipos ao Desafio da Inovação da Amanco

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-