14.5 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Assembleia do Simted de Amambai discute concurso, salários e educação infantil

- Publicidade -

30/03/2015 18h32 – Atualizado em 30/03/2015 18h32

Simted de Amambai realiza assembleia com professores da Reme

Negociação com a prefeitura e incentivo a aprovação em concurso foram as principais pautas do encontro

Fonte: Assessoria Simted

Amambai (MS) – Debater com os trabalhadores da rede municipal de ensino de Amambai (Reme) o processo de negociação com o poder executivo e alertá-los sobre a importância de serem aprovados em concurso público foram os principais assuntos tratados na assembleia geral da categoria, realizada na tarde de sexta-feira (27), na sede do Sindicato Municipal dos Trabalhadores da Educação de Amambai (Simted).

A presidente do Simted, professora Olga Tobias Mariano, falou sobre as fases de negociação salarial junto à administração municipal, da aprovação do projeto de lei pelo legislativo municipal e dos objetivos da comissão – formada por representantes da categoria, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e da prefeitura.

Negociação
Sobre a negociação salarial, Olga informou que o executivo reajustou o salario da categoria em 7%, sendo o índice de 4,35%, retroativo a janeiro, e de 2,65%, a partir do mês de março, e que o prefeito comprometeu-se em atingir o índice de 13,01% – indicado pelo Ministério da Educação (Mec), durante o ano letivo. “Aos poucos estamos avançando e convencendo o executivo municipal de que as nossas reivindicações são justas e refletem na qualidade da educação no município”, afirma Olga.

Em relação a polêmica gerada na votação do projeto de lei, de autoria do executivo, retirando benefícios de alguns convocados, a direção do Simted diz que a medida fortalece a necessidade dos trabalhadores serem aprovados em concurso público e visa a contenção de despesas para garantir melhoria salarial da categoria – como a equiparação salarial com os professores da rede estadual de ensino.

Creches
A redução do horário de atendimento nos Centros de Educação Infantis (CEIs) também foi debatida na assembleia. Na ocasião, a secretária municipal de Educação, professora Vera Lorensetti, disse que a medida tem como objetivo reforçar a tese de que os centros não devem ter caráter assistencialista e sim educativo.

“Temos conversado com os pais que têm filhos nas unidades escolares, buscando evitar prejuízos. Hoje, a maioria dos pais já retiram seus filhos antes das 17h”, lembra Vera.

O atendimento nos centros de educação era no horário das 7 às 17h. O novo horário que está sendo implantado é das 7 às 15h20.

Comissão
Referente à comissão, Olga explicou que a comissão tem como objetivo realizar um diagnóstico da realidade da rede escolar, obtendo informações sobre o número de alunos em sala de aula, quantidade de professores contratados e efetivos e a aplicação dos recursos oriundos do Fundeb. Segundo ela, o levantamento tem como finalidade ajustar o segmento, garantir a valorização dos professores e melhorias na qualidade do ensino.

Concurso
A realização do concurso público foi ressaltada pela direção do Simted. A presidente do sindicato afirma que o executivo municipal comprometeu-se em realizar concurso para os cargos disponíveis no magistério no segundo semestre deste ano.

Olga reforçou a tese de que é imprescindível para os professores garantirem aprovação em concurso público. Segundo ela, o concurso garante estabilidade funcional e direitos trabalhistas. “A saída para os trabalhadores é garantirem aprovação em concurso público. O Simted tem promovido palestras e debates enfatizando a importância do concurso”, afirma.

Presidente do Simted, professora Olga Mariano, informando os trabalhadores sobre o processo de negociação com o executivoFoto: Assessoria

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-