15.7 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Brasil participa do maior evento internacional de ginástica de inclusão

- Publicidade -

03/07/2015 16h29 – Atualizado em 03/07/2015 16h29

Gymnaestrada é realizado de quatro em quatro anos e tem como objetivo difundir a ginástica como esporte de inclusão

Fonte: Portal Brasil

O maior evento mundial da ginástica de inclusão ou ginástica para todos, a Gymnaestrada, contará este ano com 381 brasileiros, de 15 grupos. A 15ª edição do evento será em Helsinque, Finlândia, de 12 a 18 de julho.

O torneio internacional, realizado de quatro em quatro anos é promovido pela Federação Internacional (FIG) e tem o objetivo de difundir a ginástica como esporte de inclusão para todas as idades, inclusive para portadores de necessidades especiais, além de mostrar a cultura dos países, com coreografias montadas para encantar o público.

A Gymnaestrada permite a participação de todos, independentemente da idade, com a chance de se apresentarem sem nenhum tipo de limitação e se sentirem vencedores, fazendo uma ponte entre ginástica e cultura com danças, músicas e alegorias. No caso do Brasil, por exemplo, há grupos de clubes, prefeituras, universidades e ONGs, com crianças, jovens, adultos, terceira idade e mistos.

“É o maior evento da Ginástica para Todos, como se fosse os Jogos Olímpicos da modalidade. É um espetáculo entre gerações e nações”, comentou a presidente da CBG, Luciene Rezende.

Para enriquecer o evento a Noite Luso-Brasileira terá como tema o “Mosaico Cultural” e cada coreografia mostrará um português que também tem alguma associação com o Brasil e vice-versa. O grupo brasileiro Get Flex fez a coreografia inspirada na cantora Carmem Miranda, que tem a história relacionada com Portugal.

Participação brasileira

Com apresentações diárias, que devem durar de 10 a 15 minutos por grupo, durante sete dias, o Brasil fará três workshops para o público. “No primeiro serão apresentados os ritmos xote e frevo; o segundo mostrará a criatividade e os aparelhos da Ginástica para Todos e, por fim, a demonstração de jogos e ginástica, que poderá ser utilizada pelos profissionais como aquecimento em aulas”, contou Michele.

“Teremos também um momento científico, no qual os pesquisadores brasileiros apresentarão pesquisas na área da Ginástica para Todos. Outra atração será o FIG Gala, ou seja, uma noite organizada pela Federação Internacional. Nesse momento, o Brasil será representado pelo grupo Ginástico Unicamp com a coreografia ‘Balance’”, completou.

A preparação brasileira teve início em fevereiro de 2013, com o credenciamento das entidades, filiadas ou não às federações estaduais. “O processo seletivo foi realizado no Gym Brasil 2013, em Piracicaba (SP), já o segundo no Festival em Catalão (GO). Alguns grupos foram analisados por meio de coreografias enviadas pela internet. Com uma ficha avaliativa, analisamos e solicitamos alterações, principalmente para incentivar e efetivar a coreografia como Ginástica para Todos e não como dança”, concluiu Michele.

O evento

A Gymnaestrada foi idealizada por Johannes Heinrich François Sommer (Jô Sommer) em 1950 e teve a sua 1ª edição em 1953. Neste festival, vários países se encontram para realizar apresentações, com o objetivo de troca de informações sobre os trabalhos na área da Ginástica para Todos e discussão da modalidade. A última edição do mundial ocorreu em Lausanne, na Suíça, entre os dias 10 e 16 de Julho com mais de 20.000 ginastas.

Brasil participa do maior evento internacional de ginástica de inclusão

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-