25.6 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Ciência sem Fronteiras traz especialista em propulsão elétrica para UNB

- Publicidade -

28/04/2015 13h22 – Atualizado em 28/04/2015 13h22

Fonte: Ministério de Ciência e Tecnologia

O pesquisador Stephen Gabriel, da Universidade de Southampton, na Inglaterra, está no Brasil como integrante do programa Ciência Sem Fronteiras Espacial. Gabriel desenvolverá no Campus Gama, da Universidade de Brasília (UNB) pesquisas no campo de propulsão elétrica.

O estudo, que será desenvolvido em parceria com o professor Paolo Gessini, está relacionado ao uso dos cátodos ocos, dispositivos que fornecem de forma eficiente alta densidade de corrente de elétrons. Gabriel e Gessini buscam gerar protótipos de um propulsor com potência de 100 watts para o lançamento de nanossatélites e cubesats.

“Os cubesats foram desenvolvidos há 20 anos e os nanossatélites há pouco mais que 15, eles permitem maior flexibilidade de aplicações” diz Gabriel. “Há empresas investindo na formação de constelações com pequenos satélites e desenvolver um propulsor de baixo custo fortalece o crescimento desta tecnologia” complementa Gessini.

Segundo ele, o projeto terá duração de três anos. O laboratório no Campus Gama será montado até o fim deste ano e os testes com os protótipos estão programados para 2016 e 2017.

O professor Stephen Gabriel (E) recebeu as boas vindas do presidente da AEB, José Raimundo Braga / Valdivivo Jr / AEB

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-