15.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Escolas estaduais de Amambai escolhem diretores nesta quarta-feira (02)

- Publicidade -

27/11/2015 15h47 – Atualizado em 27/11/2015 15h47

Membros das comissões eleitorais das unidades afirmam que o processo eleitoral está ocorrendo dentro da normalidade

Fonte: Da Redação

Amambai (MS)- Na quarta-feira, dia 2 de dezembro, acontece nas escolas da rede estadual de Amambai a eleição para a escolha dos diretores que ficarão a frente das unidades escolares no triênio 2016/2018. Das quatro escolas localizadas na cidade, três tem como concorrentes os atuais diretores. Cerca de 3.000 votantes devem participar do processo eleitoral. A escola estadual Guarani, localizada na aldeia Amambai, não tem candidato a direção. A atual diretora, professora Nidia Eliane Rivarola Pereira, disse que as lideranças da comunidade estão discutindo a situação.

Eleição nas escolas de Amambai

Vespasiano Martins

Na escola Vespasiano Martins concorrem a direção uma chapa composta pelas professoras Erli Fernandes e Gisele Lima e dois candidatos avulsos, o professor de geografia Sivaldo Michenco e o atual diretor, José Carlos da Silva.

Segundo a presidente da comissão eleitoral da escola, Roseli Giordani Vitorasso, o processo eleitoral está transcorrendo sem nenhuma alteração. “Está sendo tudo muito tranquilo, sem nenhuma alteração; nosso nível de campanha tem sido o melhor possível”, afirma Roseli.

De acordo com Roseli, são esperados cerca de 1500 votantes.

Dom Aquino Corrêa

Já na escola Dom Aquino Corrêa apenas uma chapa disputa o pleito. A chapa é composta pelas professoras Cristiane de Souza Ferreira e Márcia Loli Ritter. Para que a dupla a assuma a direção da escola é necessário 50% mais um dos votos.

De acordo Gilvanda Alves da Silva Reis, presidente da comissão eleitoral da unidade escolar, o processo eleitoral da instituição também tem se mostrado tranquilo. “Quando a escola tem chapa única, como é o nosso caso, o processo ocorre de maneira mais tranquila e simplificada”, disse ela.

Fernando Corrêa da Costa

Na escola Fernando Corrêa da Costa o pleito é disputado também por uma única chapa denominada “Juntos Somos Fortes” constituída pelas professoras Cassiana Melissa da Rosa Oliveira e Geanini de Moura Martins Recalde.

O processo de eleição da escola, assim como as demais, tem se mostrado tranquilo, disse o presidente da comissão eleitoral da escola, Eurípes Charão Barbosa. “Está sendo tudo muito tranquilo, até pelo trabalho realizado por elas, que são pessoas idôneas”, explica ele.

Felipe de Brum

Na escola Coronel Felipe de Brum três candidaturas pleiteiam a direção da unidade escolar. Estão concorrendo as professoras Vanusa Pereira de Souza, Antonia Andréia Almeida e o atual diretor da escola, professor Paulo Claidimar Fernandes de Lima.

Segundo Jorge Luiz Karasek, professor de matemática e membro da comissão eleitoral, o processo está sendo bem administrado. “Fomos bem orientados e as poucas arestas que sugiram foram sanadas a tempo”, explica ele.

Jorge conta que são esperados cerca de 900 votos.

Para votar

As eleições acontecem em todas as escolas estaduais do município no dia 2 de dezembro, no período das 8 às 20 horas. Pais, alunos, professores e funcionários administrativos vão escolher a diretoria que ficará a frente da escola por três anos.

Podem votar alunos desde o 8º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Os alunos menores, o responsável pelo voto é um dos pais ou responsáveis.

Um dos pais ou responsáveis dos alunos menores de idade também tem direito ao voto, mesmo que seu filho já tenha votado.

No dia da votação é necessário apresentar um documento de identificação com foto.

Presidente da comissão eleitoral da escola Vespasiano Martins, Roseli Giordani Vitorasso / Foto: Moreira Produções

 Gilvanda Alves da Silva Reis, presidente da comissão eleitoral da escola Dom Aquino / Foto: Moreira Produções

Presidente da comissão eleitoral da escola Fernando Corrêa da Costa, Eurípes Charão Barbosa / Foto: Moreira Produções

Jorge Luiz Karasek / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-