16.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Esporte, cultura e lazer são oferecidos em Amambai, de 25 a 28/08, por Instituto

- Publicidade -

22/08/2014 09h49 – Atualizado em 22/08/2014 09h49

Esporte, cultura e lazer: formação e ação são oferecidas pelo Instituto Esporte e Educação em Amambai

Fonte: Da Redação

Amambai (MS) – A cidade de Amambai recebe durante os dias 25, 26, 27 e 28 de agosto a caravana do Instituto Esporte e Educação (IEE) da atleta de vôlei Ana Moser. Este é um movimento de ação e mobilização social pelo esporte educacional, pelo direito da criança à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer.

O Instituto reúne professores, atletas, instituições, organizações esportivas da sociedade civil e se traduz em ação de atendimento a crianças e adolescentes por meio de um evento esportivo educacional, pela formação de professores e educadores locais em Esporte Educacional e pela articulação política para a continuidade local através do envolvimento da comunidade e do poder público na construção de Planos Estratégicos. O IEE tem uma parceria com o Canal de TV ESPN Brasil, que estará gravando cenas do projeto para exibir a realidade do município, além do apoio da Disney e da Unicef.

A programação prevê formação de professores e atividades esportivas e artísticas para alunos do ensino fundamental das redes municipal, estadual e particular realizadas em tendas especialmente montadas pela produção do projeto, em espaço a ser disponibilizado pela Prefeitura.

O projeto tem condições de receber até 3.000 crianças e adolescentes nos turnos da manhã e da tarde, bem como 250 professores e pedagogos ligados às áreas de esportes, cultura, música e meio ambiente para oficinas de formação e atividades de recreação nos três dias de oficinas do evento.

A ação visa também a realização de uma Caravaninha que beneficia escolas que, por algum motivo, distância ou falta de transporte, não possam participar da ação na arena, entre elas escolas rurais e indígenas.

Durante a noite desta quinta-feira (21), parte da caravana chegou a Amambai e estiveram junto com os secretários da Prefeitura Municipal tomando as primeiras decisões para o projeto dentro do município. Esportistas voluntários e até mesmo a cantora do cenário nacional, Mariana de Castro, estarão ajudando na programação.

A diretora da caravana de Esporte e Música, Adriana Saldanha, afirma que o objetivo do projeto é promover a prática de esporte, mostrando a importância da mesma e um modo para que a arte seja entendida como objeto de construção dentro da escola. “Os próximos dias serão de muito trabalho para nós e para todos os secretários, mas faremos deste evento um sucesso”, disse ela.

Em uma decisão entre o projeto e o presidente da Fundação de Desporto e Cultura (Fundesc), Elton Marques, o local onde a programação será realizada é o entorno do Ginásio de Esportes Flávio Derzi.

Para maior segurança dos alunos que transitarão de um lado para o outro, as ruas entre os locais serão fechadas. “Os alunos serão divididos em grupos e estarão rodando dentro do nosso roteiro”, afirma um dos professores da organização, Pedro Gonçalves.

Os alunos e professores participantes recebem lanche todos os dias e uma camiseta do projeto. Ônibus para o transporte dos alunos e uma ambulância com estrutura básica profissional com garantia de atendimento foram disponibilizados.

Os auditórios da Secretária Municipal de Educação e do antigo Conviver também estarão em uso para que os cursos sejam oferecidos. Outras três salas do Centro da Juventude também atenderão os alunos e professores.

A mini caravana segue para escola indígena Tupã I’ Ñandeva, onde os alunos estarão participando da programação.

Para a montagem das tentas, o projeto conta com apoio de homens da secretaria de Obras, da Semed e do 17º Regimento de Cavalaria Militar, que ofereceu todo seu apoio e também estará ajudando durante os dias de evento.

A programação tem abertura na segunda-feira (25) a partir das 19h30 no Parque da Cidade Muriama Mascarenhas e o encerramento no Alphaville Club, na quinta-feira (28), no mesmo horário.

Entre os presentes durante a reunião esteve a secretária de Educação, Vera Lorensetti; a secretária de Assistência Social, Eronildes Saldanha; o secretário de Serviços Urbanos, Vilmar Cubas; o secretário de Obras, Eder Espindola; coordenadora de Projetos da Semed, Glauce Mascarenhas, e o professor da aldeia indígena, Ismael Morel.

Esporte, cultura e lazer são oferecidos em Amambai, de 25 a 28/08, por Instituto

Reunião aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Amambai / Foto: Moreira Produções

Adriana Saldanha, diretora da caravana / Foto: Moreira Produções

Presidente da Fundesc, Elton Marques / Foto: Moreira Produções

O evento tem início na segunda-feira (25) / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-