17.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Estudantes de Ponta Porã são destaques na Olimpíada Brasileira de Informática

- Publicidade -

28/05/2015 14h22 – Atualizado em 28/05/2015 14h22

Fonte: Noticias MS

Campo Grande (MS) – Estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul participaram este mês da fase um da XVII Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2015).

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e a Fundação Carlos Chagas (FCC) com o intuito de despertar nos estudantes o interesse pela informática e pela ciência da computação, por meio de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição realiza a XVII Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2015).

A OBI é uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como a de Matemática e voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, contribuindo para a descoberta de jovens com talento e vocação para a área das ciências exatas e tecnológicas. A OBI é realizada desde 1999 e em Mato Grosso do Sul vem ganhando força nos últimos anos em razão da atuação de docentes e acadêmicos bolsistas do Programa NERDS da Fronteira, vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – campus Ponta Porã. O termo NERDS é a sigla do Núcleo Educacional de Robótica e Desenvolvimento de Software e tem como um dos objetivos a busca por talentos na área das ciências exatas e tecnológicas, através das tecnologias educacionais e da robótica pedagógica.

Graças a esse trabalho, apoio e parceria de instituições municipais e das escolas estaduais, por meio da Coordenadoria de Tecnologia Educacional (Coted), dos Progetecs e do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul ficou empatado na terceira colocação com Minas Gerais em número de inscritos na Modalidade Iniciação, totalizando 3485 estudantes inscritos, sendo 3008 inscritos somente em Ponta Porã. É uma grande conquista que projeta o nome do Estado, de suas escolas e da cidade de Ponta Porã em todo o Brasil. No entanto, muito trabalho ainda pode ser feito para ampliar a participação do Estado de Mato Grosso do Sul e possibilitar melhores resultados finais, com estudantes medalhistas e nomes figurando no Quadro de Mérito da OBI.

Estudantes de Ponta Porã são destaques na Olimpíada Brasileira de Informática

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-