14.8 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Filmes brasileiros vão participar de festivais em três países

- Publicidade -

27/03/2015 16h46 – Atualizado em 27/03/2015 16h46

Fonte: Portal Brasil

O Festival Internacional de Cinema do Uruguai, o Festin 2015, em Portugal, e o Art of the Real, nos Estados Unidos, vão receber nos próximos dias oito filmes brasileiros com o auxílio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da Ancine.

A ação da Agência para a promoção do cinema brasileiro no mercado exterior concede apoios diversos a filmes oficialmente selecionados para 90 festivais internacionais e 31 laboratórios e workshops ao redor do mundo.

Nada menos do que 18 filmes brasileiros, entre curtas e longas-metragens, foram selecionados para o 33º Festival Internacional de Cinema do Uruguai, que acontece de 1º a 12 de abril, em Montevidéu. Três deles seguem para o evento auxiliados pelo programa da Ancine: o longa-metragem “Ela volta na quinta”, de André Novais Oliveira, na Competição de Novos Realizadores; e os curtas “Castillo y el armado”, de Pedro Harres, e “Coice no peito”, de Renan Rovida, ambos na Competição Internacional de Curtas-Metragens.

Outros dois representantes nacionais disputam os prêmios entre os curtas: “Meio Fio”, de Denise Vieira, e “O que fica”, de Daniella Saba, este último uma coprodução com a França. Já o longa “Ventos de Agosto”, de Gabriel Mascaro, é outro brasileiro selecionado na Competição de Novos Realizadores.

O cinema nacional também conta com representantes na Competição Iberoamericana e na Competição Internacional de Longas-Metragens (“Obra”, de Gregório Graziosi; e “Branco sai, preto fica”, de Adirley Queirós, respectivamente), e em diversas outras mostras não competitivas do evento. Confira a programação do festival uruguaio.

O longa de Adirley Queirós também está na programação do Art of the Real, festival não competitivo dedicado ao documentário, organizado pelo Film Society Lincoln Center, de Nova Iorque, nos Estados Unidos. “Branco sai, preto fica” segue para o festival norte-americano com o apoio do programa da Ancine, que também auxilia a ida do média-metragem “Nova Dubai”, de Gustavo Vinagre, ao festival. O Art of the Real acontece entre os dias 10 e 26 de abril e sua programação completa pode ser acessada aqui.

Cinema itinerante

Outro evento a receber filmes brasileiros com apoio da Ancine é o Festin 2015, em Portugal. A 6ª edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa acontece de 8 a 15 de abril e exibe obras oriundas de nove países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Este ano, mais de 50 obras de realizadores brasileiros estão na programação oficial do evento. Três dos oito representantes brasileiros na Competição de Longas-Metragens seguem para o evento apoiados pela Ancine: “Alemão”, de José Eduardo Belmonte; “Jogo de Xadrez”, de Luis Antonio Pereira; e “O vendedor de passados”, de Lula Buarque de Hollanda, filme escolhido para a abertura do festival. Confira a programação completa do Festin 2015 .

Saiba mais sobre o Programa de Apoio da Ancine

O Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais conta com três categorias de auxílio, dependendo da classificação de cada evento: apoio A – concessão de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro; B – envio de cópia e apoio financeiro; e C – envio de cópia. As regras para a concessão do apoio estão dispostas no regulamento do programa.

O programa contempla os filmes oficialmente convidados a participar de um dos 90 festivais internacionais e os projetos audiovisuais convidados para um dos 31 laboratórios ou workshops internacionais incluídos em uma lista aprovada pela Diretoria Colegiada da Ancine.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Filmes brasileiros vão participar de festivais em três países

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-