20.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Formação Continuada “Contando Histórias, Colorindo Vidas” foi encerrada

- Publicidade -

28/11/2014 14h42 – Atualizado em 28/11/2014 14h42

Formação Continuada “Contando Histórias, Colorindo Vidas” foi encerrada nesta quarta (26)

130 participantes receberam certificados e apresentaram recursos confeccionados durante a formação

Fonte: Da Assessoria

Na noite dessa quarta-feira (26), a Prefeitura de Amambai, através da Semed (Secretaia Municipal de Educação) realizou a solenidade de encerramento da Formação Continuada “Contando Histórias, Colorindo Vidas”.

A Formação Continuada foi realizada do período de maio à novembro, sob orientação da professora Célia Chaparro Miranda, Coordenadora Geral da Educação Infantil e proporcionou às 130 participantes, conhecimento sobre embasamento teórico, metodologias e oficinas de corpo, voz e interpretação, ministrados pela roteirista, diretora e atriz de teatro e cinema, Alessandra Tavares, pelo ator circense, contador de histórias, educador e escritor, Ciro Ferreira e pela contadora de histórias e atriz, Aline Higa.

Durante o evento, foram expostos os recursos (materiais) confeccionados pelas professoras nas oficinas que foram ministradas no decorrer do curso. Entre os artigos expostos, encontravam-se luvas de lã e fantoches, luvas de TNT, aventais, sacolas literárias, caixas de contação de histórias, malas e maletas e tapetes para contação de histórias.

De acordo com Célia Chaparro, a noite de encerramento representa um avanço na Educação Infantil do Município “durante o curso que agora se finda, tivemos a oportunidade de acompanhar a transformação na forma de educar, as experiências adquiridas por todas as professoras, coordenadoras, estagiárias e demais profissionais participantes. Foi muito gratificante”, pontua.

Para a professora Vera Lorensetti, Secretária Municipal de Educação, é de extrema importância que projetos como esse sejam realizados no âmbito da Rede Municipal de Ensino “Formações como esta tem o objetivo de gerar conhecimento quanto à forma de trabalho em sala de aula, garantindo assim maior aproveitamento tanto do profissional, quanto dos alunos que recebem este aprendizado. A semed parabeniza e agradece a todos que se dedicaram para a realização deste trabalho, que vem somar ainda mais no trabalho da equipe da Educação Infantil”, disse.

O Prefeito Sérgio Barbosa, no uso de sua palavra, ressaltou os esforços realizados pela Semed através da Formação Continuada. “Através do esforço individual e coletivo de cada profissional, podemos chegar longe. Neste evento, podemos observar que a Educação Infantil e Fundamental do Município tem se esforçado grandemente e mostrado resultados deste trabalho. Isso faz com que a Administração Municipal se sinta cada vez mais agradecida e comprometida com a Educação e toda a comunidade escolar”, ressaltou.

Professoras da cidade de Paranhos estiveram presentes no evento, que contou com apresentações culturais de alunos do CEI Terra Mater e da Escola Especial Renascer, além de História contada pela professora Rosangela Alves Campos, da Escola Municipal Dr. Rachid Saldanha Derzi.

A importância da Contação de Histórias na Educação Infantil

O ato de ouvir e contar histórias permite que a criança construa sua própria história a partir daquela que lhe foi contada. Isso faz com que ela se desenvolva criativa e intelectualmente no meio em que vive, buscando autonomia e liberdade para fazer suas próprias escolhas, estimulando assim a criatividade, imaginação e desenvolvendo a linguagem oral, escrita e visual.

A Contação de histórias também tem como um de seus resultados, o incentivo ao prazer pela leitura, proporcionando o senso crítico, instigando à realização das brincadeiras de faz de conta. Tais valores e conceitos colaboram na formação da personalidade e individualidade de cada criança, fortalecendo o envolvimento social e afetivo.

O professor, como mediador do aluno entre os mundos da realidade e da fantasia, tem papel fundamental no desenvolvimento da criança e por isso, desde o berçário deve proporcionar tais momentos de forma prazerosa, para que dessa forma tenham maior chance de tornarem-se adultos críticos e formadores de opinião.

Durante os sete meses de formação, foram confeccionados centenas de recursos para contação de histórias; na foto, profissionais do CEI Recanto do Saber expõem os materiais / Foto: Assessoria

Liziana Teixeira, Coordenadora Geral do Ensino Fundamental, Vera Lorensetti, Secretária Municipal de Educação e Célia Chaparro, Coordenadora Geral da Educação Infantil / Foto: Assessoria

O prefeito Sérgio Barbosa ressaltou os esforços realizados pela Semed através da Formação Continuada / Foto: Assessoria

A contação de histórias desenvolve o lado criativo e intelectual da riança, buscando autonomia e liberdade para fazer suas próprias escolhas, estimulando assim a criatividade, imaginação e desenvolvendo a linguagem oral, escrita e visual / Foto: Assessoria

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-