27.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Fundação de Cultura realiza IV Simpósio Estadual de Educação Patrimonial

- Publicidade -

29/07/2014 10h36 – Atualizado em 29/07/2014 10h36

Fonte: Notícias MS

Campo Grande (MS) – Fundação de Cultura do Estado realiza hoje (29), no Auditório do Museu da Imagem e do Som, o IV Simpósio Estadual de Educação Patrimonial – Diálogo entre cultura e educação, uma oportunidade de ampliar as reflexões sobre a nossa multiculturalidade. As inscrições já estão abertas.

Tema do Simpósio deste ano, o diálogo entre cultura e educação favorece e capilariza práticas e integra novos conhecimentos ao desenvolvimento das ações de educação patrimonial em nosso Estado, reunindo propostas de educadores, arte-educadores, acadêmicos de história, arquitetura e turismo, entre tantos outros profissionais de diferentes segmentos.

A abertura acontece às 8h30 com a apresentação cultural de Syrlene Maria, cantora de música popular e religiosa e em seguida acontece a primeira palestra do dia. Salma Saddi Waress de Paiva, superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Goiás, apresenta um recorte do Projeto de Educação Patrimonial desenvolvido no Estado.

Na sequência Norma Aparecida Dáris Ribeiro, superintendente do Iphan de nosso Estado, irá proferir a palestra “As ações do Iphan quanto à educação patrimonial”. Encerrando as atividades matutinas acontece a palestra “Identificação e Catalogação de Acervos Fotográficos de Escolas”, apresentada por Alexandre do Prado Sogabe, mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e gestor de Artes e Cultura do Museu da Imagem e do Som.

No turno vespertino as atividades recomeçam com a palestra “As Festas Culturais e Religiosas de Mato Grosso do Sul”, ministrada pela presidente da Fundação de Turismo de Corumbá, Helènemarie Dias Fernandes, turismóloga e mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco. Após o intervalo a arquiteta Maria Margareth Escolar Ribas Lima, doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Uniderp / Anhanguera, apresenta sua pesquisa de mestrado: “Os ciclos econômicos e a produção arquitetônica em Porto Murtinho”.

Educação Patrimonial

O Simpósio Estadual de Educação Patrimonial é somente uma dentre várias ações desenvolvidas pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul cujo objetivo é apresentar os traços multiculturais do Estado e conscientizar sobre a preservação do patrimônio, seja material ou imaterial.

A educação patrimonial consiste num processo permanente e sistemático de proteção ao nosso patrimônio estadual. As ações educativas fazem parte de um amplo projeto permanente e sistemático da Fundação de Cultura desenvolvido em parceria com o Iphan/MS desde 2009.

“Acredito ser a comunidade a melhor guardiã de seu patrimônio, portanto esse evento anual destaca o investimento permanente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul para com a preservação do patrimônio cultural local, ação essencial para o fortalecimento do sentimento de pertença local e da cidadania”, explica Américo Calheiros, presidente da FCMS.

Serviço

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo e-mail [email protected] . O material será distribuído gratuitamente e o simpósio aberto a todos os interessados na área de patrimônio: acadêmicos, professores e pesquisadores. As vagas são limitadas.

O Museu da Imagem e do Som fica no 3º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro. Outras informações podem ser obtidas na Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural pelo telefone 3316-9164.

Fundação de Cultura realiza IV Simpósio Estadual de Educação Patrimonial

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-