28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Governador entrega mais uma escola padrão em Dourados

- Publicidade -

22/12/2014 09h44 – Atualizado em 22/12/2014 09h44

Fonte: Notícias MS

Dourados (MS) – A comunidade de Dourados acaba de ganhar uma moderna escola padrão, uma das seis desse modelo construídas pelo Governo do Estado, sendo esta uma das três no município. No bairro douradense de Jóquei Clube, a estrutura em azul, verde e branco se destaca entre as casas simples dos moradores. No segundo semestre de 2014, cerca de 280 alunos já puderam estudar na nova unidade, que foi oficialmente inaugurada pelo governador André Puccinelli na tarde de sexta-feira (19).

“Gosto muito de andar pelos municípios, porque isso nos dá uma noção melhor do que é o Estado e do que os sul-mato-grossenses precisam. Essa escola foi pedida pela Prefeitura, pelos parlamentares. Então trabalhamos junto com a bancada e conseguimos os recursos do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação), colocamos a contrapartida e pudemos fazê-la”, afirmou André.

Puccinelli lembrou que existem ao menos mais três grandes escolas já entregues ou em término pelo Estado em Dourados – de ensino regular ou ensino técnico. “Sempre buscamos a parceria, inclusive com a Prefeitura, que em alguns projetos doou o terreno. Então, é essa parceria do Governo com os Municípios e o Governo Federal que fez com conseguíssemos entregar uma escola como essa, que tem o nome de um grande e valoroso pioneiro na educação”, afirmou.

A unidade foi batizada de Escola Estadual Professor José Pereira Lins. Conta com 13 salas de aula, laboratórios, quadra poliesportiva, biblioteca e área administrativa e tem capacidade para atender 1,2 mil alunos. É uma das escolas padrão construídas pelo governo do Estado com o objetivo de reduzir o déficit de vagas em regiões populosas de Dourados e novos conjuntos habitacionais que ainda não tenham unidades de ensino médio. Nesta obra, o governo do Estado e o Ministério da Educação investiram R$ 3.683.615,34.

No segundo semestre de 2014, tão logo foi finalizada a obra, a escola já começou a funcionar, para absorver alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas municipais que precisavam abrir espaço para estudantes das séries iniciais. A partir do dia 12 de janeiro de 2015, a unidade de ensino abre matrículas para alunos novos, com previsão de receber demanda, de imediato, de quase 600 alunos. A prioridade desse modelo de escola é o ensino médio, mas nessa região de Dourados, o atendimento continua nas séries finais do ensino fundamental, pela necessidade da comunidade do entorno.

“Cheguei aqui nesse bairro num dia chuvoso, tinha fila para matrícula, e eu vi no olhar de cada um a realização pela construção de uma escola nesse bairro tão merecido”, contou, emocionada, a diretora Audria Matos da Silva. “Fico feliz de ver o quanto ainda é valorizada a educação. O senhor, governador André, que está deixando o governo, é um parceiro e sabe que a educação é que transforma, que muda, que faz um cidadão melhor. Eu, como educadora há 15 anos, sei a transformação que houve nos últimos oito anos”.

A cerimônia inaugural foi prestigiada por familiares do educador José Pereira Lins, professor que dá nome à escola, entre eles o neto Eugênio Lins, destacado para falar em nome da família. “Esta é a melhor homenagem para meu avô: dar o nome dele a uma escola. Ainda que substituíssem o nome da Avenida Marcelino Pires [a principal da cidade], não teria o mesmo valor”, afirmou ele no agradecimento.

Mais educação

A nova escola-padrão de Dourados integra o amplo pacote educacional do Programa MS Forte. Conforme o governador André Puccinelli, obras como essa foram elencadas como prioritárias em sua administração. “Nossa maior ação foi na infraestrutura e na área social. E, dentro da área social, a educação foi prioridade, com 36 escolas nova entregues, e mais 204 novas salas de aula nas ampliações, além de oferecermos o uniforme, o kit escolar, os prêmios aos melhores alunos. Tudo para fazer da educação a nossa prioridade”, afirmou o governador do Estado.

Durante a cerimônia, André também assinou autorização de licitação para serviços de cobertura de um ginásio poliesportivo com cobertura na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo.

Governador entrega mais uma escola padrão em Dourados

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-