22.3 C
Dourados
terça-feira, 16 de abril de 2024

IFMS é tetracampeão estadual de robótica

- Publicidade -

31/08/2015 15h49 – Atualizado em 31/08/2015 15h49

Fonte: Assessoria IFMS

Estudantes do Campus Ponta Porã do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) venceram a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada entre os dias 26 e 28, em Coxim. A vitória foi na categoria nível 2, voltada para o ensino médio.

A equipe agora irá representar o estado na fase nacional, em outubro, na cidade de Uberlândia (MG). Esta é a quarta vez consecutiva que a instituição conquista a vaga.

A etapa estadual da OBR reuniu equipes de escolas públicas e particulares. Das nove vagas disponíveis, sete foram conquistados pelo Instituto nas fases regionais da competição, promovidas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Coxim e Ponta Porã, também em agosto.

Vencedores – Criado pelos estudantes Cristian Fretes, Deivison Figueredo, Heverton da Silva e Nicolas Catache, do curso técnico integrado em Informática, o robô “Hal” venceu a competição por conseguir transmitir ao software do equipamento recursos que deram a ele a capacidade de corrigir os erros cometidos durante a prova.

“Foi a primeira vez que conseguimos colocar inteligência no software e fazer com que ele não só reconhecesse o erro, mas também corrigisse. Isso é mérito dos estudantes, que são bastante dedicados”, explicou o professor Marcus Vilhanueva, orientador da equipe.

A equipe de Ponta Porã também venceu a etapa estadual da OBR no ano passado. Além disso, o campus esteve à frente das vitórias anteriores na competição com outras duas equipes.

Em segundo lugar, ficou a equipe “Coxim Robótica” dos estudantes do curso técnico de Informática do Campus Coxim, Gabriel Paiva, Kleiton Rocha e Marcos Dias, orientados pelo professor Renato dos Santos.

O Campus Ponta Porã também conquistou o terceiro lugar na competição, com a equipe “Spark”, formada pelos estudantes José Pereira Junior, Muriel da Silva, Rodrigo Alencar e Rosana Diaz.

OBR – É uma olimpíada científica apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), destinada a alunos de escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o Brasil.

Durante a competição, os robôs, construídos e programados pelos estudantes, precisam passar por uma pista com obstáculos. A pontuação é medida de acordo com o tempo levado para concluir o percurso e o número de erros cometidos.

Mais informações estão disponíveis no site oficial da OBR. O endereço é www.obr.org.br.

Equipe HAL foi a grande vencedora de 2015. Fotos - Câmpus Ponta Porã

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-