20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Percentual de reajuste do Fies continua em debate

- Publicidade -

22/05/2015 15h46 – Atualizado em 22/05/2015 15h46

Grupo de trabalho terá mais 60 dias para analisar os reajustes das mensalidades das instituições participantes do fundo de financiamento

Fonte: Portal Brasil

O governo federal prorrogou, por mais 60 dias, o prazo para o grupo de trabalho instituído pelos ministérios da Educação e da Justiça analisar os reajustes de mensalidades das instituições participantes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O grupo vai analisar os casos de renovação do financiamento que tiveram reajuste da mensalidade acima de 6,4%, limite fixado pelo Ministério da Educação, que equivale à inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2014. Os estudantes que estão renovando os contratos com essas instituições estão recebendo um aviso de que a instituição ainda terá de explicar o reajuste.

O limite do reajuste faz parte das mudanças feitas pelo Ministério da Educação no programa, que incluem a exigência de uma nota mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a prioridade aos cursos com as maiores notas nas avaliações do MEC.

Apesar das restrições, o ministério se comprometeu com a renovação de todos os contratos vigentes. O prazo para as renovações vai até o dia 29 de maio. De acordo com o último balanço do MEC, faltam ser renovados cerca de 140 mil contratos.

O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.

Percentual de reajuste do Fies continua em debate

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-