25.6 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Prazo para escolha de livros didáticos termina nesta segunda (1º)

- Publicidade -

31/08/2014 15h08 – Atualizado em 31/08/2014 15h08

Fonte: Portal Brasil

Mais de 10 mil escolas públicas de ensino médio já fizeram a escolha dos livros didáticos que serão utilizados por seus alunos a partir do próximo ano. O prazo segue até segunda-feira (1ª).

Segundo informações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), outras 8.560 escolas em todo o Brasil ainda devem fazer o procedimento. Professores, diretores e coordenadores pedagógicos devem fazer suas opções pela internet, no sistema eletrônico do FNDE.

Em alguns estados, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o percentual de escolas que já concluíram a escolha ultrapassa a marca de 70%. Outras unidades, no entanto, apresentam índices abaixo de 50%.

A novidade para este ano é em relação as coleções que se diferenciam em dois tipos de composição: no tipo 1 estão inseridas obras multimídias compostas por livros digitais e livros impressos; no tipo 2 são obras impressas compostas por livros impressos e PDF.

Entre as obras selecionadas e aprovadas são recorrentes temas como educação juvenil livre de preconceitos, discriminação e violência. Todas as disciplinas são trabalhadas de forma interdisciplinar, com métodos de aprendizagem voltados também para cultura e ciência.

Devem ser escolhidas duas opções de cada componente curricular, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da editora da 1ª opção, o FNDE comprará as obras da outra opção.

Guia didático

Para que os professores possam escolher os livros mais adequados ao sistema de ensino de cada escola, o FNDE disponibilizou em seu portal eletrônico o Guia de Livros Didáticos 2015, que contém resenhas e informações de cada uma das obras selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC).

O Guia apresenta livros selecionados e articulados sob diferentes parâmetros conceituais e teóricos de forma a proporcionar diversas opções aos professores, respeitando os projetos pedagógicos de cada escola.

Aquisição

Após trabalhar os dados sobre os pedidos feitos por escolas públicas de todo o país, o FNDE negocia a aquisição das obras com as editoras e, em função da escala da compra, consegue preços bem abaixo dos praticados no mercado.

A previsão é de comprar cerca de 90 milhões de exemplares em benefício de 7 milhões de alunos do ensino médio. Também haverá aquisição de livros do ensino fundamental para reposição e complementação.

Sobre o programa

O principal objetivo do programa de acesso ao livro didático escolar é subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.

Após a avaliação das obras, o MEC publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.

Neste ano é a primeira vez que a disciplina de ‘arte’ participa do programa, o que representa um ganho significativo para as escolas do ensino médio.

Seleção deve ser realizada, via plataforma on-line, por professores, diretores e coordenadores pedagógicos

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-