32.5 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Prefeitura de Amambai abre inscrições para o Programa Profuncionário

- Publicidade -

16/09/2014 18h55 – Atualizado em 16/09/2014 18h55

O Profuncionário vai ser realizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Estado de Educação

Fonte: Da Redação

Comercial

Amambai (MS) – A prefeitura de Amambai, através da secretaria municipal de Educação em parceria com a secretaria de Estado de Educação, anuncia a abertura das inscrições para o Programa Profuncionário no município.

As inscrições acontecem no período de 18 a 26 de setembro, na escola municipal Antônio Pinto da Silva, no horário das 18 às 21h30.

No total, serão disponibilizadas 120 vagas, sendo 60 para funcionários das escolas da rede municipal e 60 para funcionários das escolas da rede estadual. O curso vai ser realizado na escola Antônio Pinto da Silva.

De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Vera Lorensetti, a implantação do programa atende reivindicação da categoria e garante melhorias na qualidade da educação pública oferecida no município.

Vera destaca, ainda, que o programa visa melhorar a qualidade da educação pública, através da valorização dos servidores, da participação democrática de toda a comunidade escolar e pela construção de novas competências dos técnicos que serão formados.

“Estamos cumprindo com mais um compromisso assumido pelo prefeito Sérgio Barbosa e garantindo qualificação para os trabalhadores da área da educação”, conclui a secretária.

Cronograma

Divulgação do edital e inscrição: 18 a 26 de setembro de 2014;
Seleção dos inscritos: 29 e 30 de setembro de 2014;
Divulgação dos selecionados: 01 a 10 de outubro de 2014;
Matrículas dos selecionados: 13 a 23 de outubro de 2014.

ProFuncionário

O principal referencial do Profuncionário se encontra no art. 61 da LDB 9394/96, nos termos da Lei nº 12.014, de 6 de agosto de 2009, que consagrou os funcionários de escolas, devidamente habilitados e efetivados.
Este é um programa que visa:
*Oferecer formação profissional, em nível médio, aos profissionais administrativos, que atuam nos sistemas de ensino da educação básica pública.

*Reconstruir a Identidade do funcionário administrativo como Educador não docente.
*Formar Técnicos em Secretaria Escolar, Infraestrutura Escolar e Alimentação Escolar.

Com a evolução do papel da escola a ação educativa desenvolvida passa a não se restringir apenas à importante atuação do professor, abrangendo, também, as demais relações sociais pelas ações educativas.
Esse novo contexto social fez da escola um espaço de múltiplos papéis, o que requer o envolvimento de todos os profissionais da e ducação com vistas à formação do aluno.

O Ministério da Educação/MEC criou por meio do Parecer/CNE/CEB nº 5/2005 a vigésima primeira Área Profissional de Serviço de Apoio Escolar, cujas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação profissional nessa Área Profissional foi instituída pelo parecer CNE/CEB nº 16/2005, aprovado em 03/08/2005 e homologado pelo Ministro da Educação em 26/10/2005, contribuiu efetivamente para a realização do Profuncionário, buscando unir as dimensões técnicas e pedagógicas imprescindíveis para a formação humana, comprometida, ética e profissionalmente com a construção de uma educação de qualidade para todos.

Secretária Vera Lorensetti debatendo com assessoras do Estado e do município de Amambai a implantação do programaFoto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-