18.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Professores de Amambai aprovam greve no Estado e dia de paralisação no Município

- Publicidade -

21/05/2015 20h27 – Atualizado em 21/05/2015 20h27

Professores de Amambai aprovam greve no Estado e paralisação de um dia no Município

A paralisação das atividades na rede municipal será no dia 02 de junho

Fonte: Assessoria Simted de Amambai

Amambai (MS) – Durante assembleia geral, os trabalhadores da Educação de Amambai aprovaram indicação de greve na rede estadual e paralisação de um dia para a rede municipal.

A assembleia aconteceu na tarde desta quinta-feira (21), na sede do Sindicato Municipal dos Trabalhadores na Educação Básica de Amambai (Simted).

Município

Os trabalhadores da rede municipal de ensino de Amambai (Reme) aprovaram paralisar as atividades no dia 2 de junho. Neste dia, eles estarão debatendo assuntos referentes a valorização da categoria e melhorias na qualidade do ensino público, como o pagamento do piso nacional para 20 horas/aula; eleições diretas para direção das escolas; unificação da categoria (professores e administrativos); plano de adesão aos beneficiários da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) e a aplicação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Manifestações públicas informando a população sobre as condições do ensino no município também serão realizadas.

De acordo com a presidente do Simted, professora Olga Tobias Mariano, a paralisação tem como objetivos debater assuntos de interesse da categoria e demonstrar para classe política e a sociedade as as propostas para garantir um ensino público de melhor qualidade.

Estado

Na rede estadual de ensino, a categoria aprovou indicativo de greve, rejeitando a proposta apresentada pelo Governo do Estado. A posição será levada para a assembleia geral da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do sul (Fetems) que vai ser realizada nesta sexta-feira (22), às 14h, na sede da entidade.

Se caso os trabalhadores em educação optarem por greve na assembleia da Fetems, a paralisação por tempo indeterminado iniciará na próxima segunda-feira (25).

Olga Mariano afirmou que as negociações com o governo estadual não estão sendo fáceis e que a mobilização da categoria tem garantido alguns avanços como a retirada da assembleia legislativa, por parte do governo, do projeto de lei que alterava as eleições diretas para direção das escolas. “É preciso que a categoria mantenha-se atenta e participe dos debates que são promovidos pelo Simted”, reforça Olga.

A Proposta

Em janeiro os professores tiveram 13,01% de reajuste do Piso Salarial Nacional, conforme determinou o Ministério da Educação. No Mato Grosso do Sul, além deste reajuste, os professores deveriam obter mais 10,98% que estão garantidos na Lei Estadual n° 4.464, de 19 de Dezembro de 2013, que visa sobre a implantação do piso por 20 horas no Estado, como determina o Plano Nacional de Educação, porém o atual Governo não concedeu o reajuste até então.

A proposta apresentada é referente a reformulação desta legislação, onde os professores obteriam em outubro mais 4,37% de reajuste, integralizando assim 73,79% da implantação do piso por 20 horas. A política seguirá até outubro de 2022, com reajustes em janeiro, referente ao Piso Nacional e em outubro, para cumprir a integralização.

Além disso, o Governo aceitou, após solicitação da Federação, incorporar essa legislação a Lei Complementar 0087/2000, que é o Estatuto dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso do Sul, pois dessa maneira só poderá haver alteração se 16 deputados da Assembleia Legislativa votarem a favor, diferentemente da Lei Ordinária, que é o caso da Lei Estadual n° 4.464/2013, que com 13 votos dos parlamentares pode haver modificações.

Outro ponto que ainda está em debate com o Governo é em relação a data base dos administrativos em educação, que a Federação está pleiteando que venha para janeiro, juntamente com a dos professores, pois dessa maneira as negociações serão unificadas com uma maior chance de um reajuste mais digno aos funcionários de escola.

A assembleia reuniu trabalhadores na educação das redes municipal e estadual de ensino / Foto: Assessoria

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-