04/01/2012 08h38 - Atualizado em 04/01/2012 08h38

Quantos pontos nota e média necessária para passar no Enem 2011

 

Fonte: www.sitedoenem.org

 

Muitos estudantes ainda estão com esta dúvida na cabeça apesar de já terem em mãos seu resultado do Enem 2011 (clique aqui para saber como ver seu resultado). Antes de responder a esta questão é conveniente lembrar como é a estrutura da prova do Enem e o que é necessário fazer para obter uma boa nota.

QUANTOS PONTOS SÃO NECESSÁRIOS PARA PASSAR NO ENEM 2011?

Estrutura

Estamos calejados de saber que o ENEM 2011 e o ENEM 2012 são e serão estruturados por 4 áreas de conhecimento (linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza – todas com suas respectivas tecnologias), áreas estas que englobam os componentes curriculares do ensino médio (português, matemática, história, geografia, biologia, etc.) e a bendita redação. Ou seja, perfazendo todo o Exame Nacional do Ensino Médio, o candidato recebe como resultado cinco notas diferentes para correspondentes às quatro áreas de conhecimento mais a redação. Esta pontuação gradua-se de 0 a 1000 pontos possíveis.

Notas

Entendido como é a estrutura do Enem 2011, para fazer o mesmo em relação à nota e sua representação será necessário um pouco mais de esforço. O Resultado individual do Enem é um resultado de um cálculo estatístico não tão simples de entender. Dizer somente que a nota do Enem é calculada com base na TRI – Teoria da Resposta ao Item, abre um universo maior de dúvidas do que de respostas em si. A nota do Enem é calculada através de desvio padrão. Desvio padrão é uma medida de dispersão dos valores de uma distribuição normal em relação à sua média.

Para simplificar o máximo possível e trazer luz ao invés de trevas, a nota do Enem 2011 é a representação de como seu nível de conhecimento está situado em relação à média dos demais estudantes brasileiros em nível de ensino médio. Ou seja, a nota do Enem depende de você, do ensino médio brasileiro e do universo de estudantes testados e pré-testados, já que os itens do Enem passam por uma pré-checagem de nível de dificuldade, como no episódio em que ocorreu este último vazamento de questões no colégio do Ceará. Por isso que é possível saber, de antemão, que nenhum estudante vai tirar nota 1000 nas provas objetivas, exceto na redação.

Como saber se passei no ENEM 2011?

Esta é uma boa hora para esclarecer este equívoco, pois muitos procuram saber quantos pontos são precisos para passar no Enem 2011, pois não se trata de passar no Enem 2011, mas sim de ser selecionado no SiSU, no Prouni, no FIES ou na certificação do ensino médio, pois é para isto que a nota do Enem serve. No geral, 500 pontos em cada prova é um bom ponto de partida para qualquer um desses objetivos. Então vejamos, objetivamente, caso a caso:

1) Para ser selecionado no SISU, que significa obter uma vaga em uma universidade federal você deve ter a média mais alta possível, utilizando como base as cinco notas do resultado do Enem. No SiSU, cada Universidades define como será feito o cálculo dessa média e isso é feito automaticamente pelo sistema. Em geral elas somam as notas e dividem por 5, mas dependendo do curso pode haver peso adicional para algumas das provas ou para a redação. Por exemplo, num curso que atribui peso 2 para matemática, some a nota das 4 provas mais duas vezes a nota da matemática e divida por 6.

2) Para ser selecionado no Prouni 2012 o processo é mais simples pois o cálculo da média necessária já está definido. Você deve somar as cinco notas e dividir por cinco obtendo média superior a 400 pontos. A redação não poderá ter nota zero.

3) Para quem completou o ensino médio após 2010 e deseja se inscrever no FIES 2012 precisa apenas do resultado do Enem não nulo em todas as provas, não há uma média específica definida.

4) Para obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio é necessário de nota mínima 400 pontos em cada prova objetiva e pontuação mínima 500 na Redação. É necessário ter feito a opção pela certificação de ensino médio no ato da inscrição do Enem. Quem emite o certificado são as secretarias estaduais de ensino ou as demais instituições credenciadas. O estudante deve se dirigir até a secretaria estadual de ensino para requerer o certificado.

Esperamos que estas informações tenham sido úteis e que todas as dúvidas sobre quantos pontos são necessários para passar no Enem 2011 e Enem 2012 tenham sido esclarecidas. Caso contrário, deixe um comentário, que será respondido nas próximas publicações.

(136) Comentários

Envie seu Comentário!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 

ciencias humanas 493.4 presente
ciencias da natureza442,5presente
linguagens444.3presente
matematica349.6presente
redaçao 540,0
com esses resultados consugo passar oensino medio?

 
vivian martins em 30 de dezembro de 2012 às 13:26

no meu estado, Pernambuco, não tem o curso que eu gostaria de fazer, que é Odontologia. E aí, qual o caminho a seguir, pra que eu consiga fazer o curso que desejo?

 
Márcia Carvalho em 30 de dezembro de 2012 às 10:19

minha notas no enem foram essas:Ciências Humanas e suas Tecnologias 561.5 Presente
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 538.5 Presente
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 559.7 Presente
Matemática e suas Tecnologias 487.6 Presente
Redação 520.0 Presente
sera que consigo um bolsa de estudos.








 
marceli em 29 de dezembro de 2012 às 20:31

minhas notas foram:
C.Humanas -571.9
C.Natureza -462.3
Ling.e tec -511.4
matemat -528.2
redação -480.0
total-2553/5=510.76

 
nilton gomes em 29 de dezembro de 2012 às 14:28

Qual a porcentagem que tenho que atingir para conseguir uma vaga no prouni?

 
Rozilene em 29 de dezembro de 2012 às 13:00

Ciências Humanas - 465,0
Ciências. Natureza - 435,7
Linguagens e códigos - 510,3
Matemática 442,1
Redação 340,0
Gostaria de saber a minha média, seria a soma de tudo dividido por 5 ou não ?
E também será que eu conseguiria uma bolsa para odontologia em alguma faculdade ??

 
Jhuly em 29 de dezembro de 2012 às 11:48

Olá sou fui aluno da rede pública, sou negro e minhas notas no enem foram essas olha ae:
Ciências Humanas e suas Tecnologias 462.5
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 511.2
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 523.3
Matemática e suas Tecnologias 510.2
Redação 500.0
Será que com essas notas consigo entrar em uma faculdade?

 
Wesley Thiago em 29 de dezembro de 2012 às 00:47

Alguém me ajude por favor!
C. Humanas- 586.1
C da Natureza - 427,80
Linguagens- 550.0
Matemática - 604.9
Redação - 340

SERÁ QUE CONSIGO CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO?
Obrigada!

 
Andreza Borges em 28 de dezembro de 2012 às 23:51

Minhas notas no ENEM 2012 foram:humanas:563.9 natureza:399.0,linguagem:479.9,matematica:370.3,redaçao:500.0.Será que consigo eliminar o ensino medio? E consigo uma vaga no sisu?

Total das notas:2313.1 /5=462.62

 
Catarina Cavalcante de Jesus em 28 de dezembro de 2012 às 23:00

POR FAVOR COM ESTAS NOTAS CONSIGO VAGA EM UNIVERSIDADA, SÃO ELAS. CI~ENCIAS HUMANAS 502,8 LINGUAGEM CÓDIGOS491,0 CI~ENCIAS DA NATUREZA 408,4 MATEMÁTICAS E SUAS TECNOLOGIA359,8 REDAÇÁO 520,0

 
JOÃO SEPULVIDA DE OLIVEIRA SOBRINHO em 28 de dezembro de 2012 às 22:25

GOStaria de, saber se com estas notas fui aprovado e ter direito à uma vaga em universaidade, por faVOR ME RESPONDA.

 
joão sepulvida DEMOLIVEIRA SOBRINHO em 28 de dezembro de 2012 às 22:11

minhas notas foram:
Ciências Humanas e suas Tecnologias 566,8
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 524,3 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 510,9
Matemática e suas Tecnologias 587,0
Redação 640,0
To muito ansioso pra saber se passei, nao tenho certeza, alguem me ajuda a saber, por favor. Obrigado.

 
edimilsom em 28 de dezembro de 2012 às 20:46

minhas notas foram;humanas467.6 natureza454.6,linguagem449.2,matematica392.7,redaçao340,sera que consigo eliminar o ensino medio,consigo uma vaga no sisu.

 
ione soares magalhaes carvalho em 28 de dezembro de 2012 às 20:46

muito ruim haha vale bolsa no mc donald´s

 
Guilherme o. em 28 de dezembro de 2012 às 18:41

Ciências Humanas e suas Tecnologias 460.6
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 422.3
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 459.0
Matemática e suas Tecnologias 338.4
Redação 540.0

Queria saber qual a minha média, e também quero saber quanto de média eu preciso para passar em Odontologia. Obrigada.

 
Anna Carolina em 28 de dezembro de 2012 às 17:49

olá essas são as minhas notas do ENEM:
Linguagem,códigos e suas tecnologias 444.9
Matemática e suas tecnologias 403.1
Ciências Humanas e suas tecnologias 462.0
Ciências da Natureza e suas tecnologias 467.3
Redação 580.0
Eu queria saber se as minhas notas são boas ou ruim obrigada.

 
Maria Ismarlane Dos Santos SIlva em 28 de dezembro de 2012 às 17:22

olá boa tarde! queria saber se com esses seguintes pontos, tenho chances de conseguir uma bolsa... em uma universidade
Ciências Humanas e suas Tecnologias,467.2
Ciências da Natureza e suas Tecnologias ,356.2
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 504.7
Matemática e suas Tecnologias ,417.6
Redação,640.0

obrigada!

 
Denilde Flores em 28 de dezembro de 2012 às 17:18

olá boa tarde: tirei 535.9 em ciências humanas
382.9 em ciências da natureza
448.7 em linguagem códigos e suas tecnologias
420.8 em matemática
200.0 em redação, tenho chances de ganhar uma bolsa de estudos no curso de licenciatura em história?

 
Marília em 28 de dezembro de 2012 às 16:36

tirei em Ciências Humanas e suas Tecnologias 437.6, em
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 500.4,
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 563.4,
Matemática e suas Tecnologias 434.0 e em
Redação 600.0
e fiz para concluir ensino médio, será que com essa nota também consigo entrar em uma universidade?
Grato

 
LUIZ em 28 de dezembro de 2012 às 14:40

tive a pontuação de ciencias humanas e suas tecnologias 496.0 ciencias da natureza e suas tecnologias 492.6 linguagens cidigos e suas tecnolgias 571.1matematica e suas tecnologias 442.1 redação 600 quero saber se minha pontuação estar na media para conseguir uma bolsa e qual eé a minha media