20.6 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Reforma da escola Felipe de Brum de Amambai é conquista da comunidade escolar

- Publicidade -

20/08/2014 15h06 – Atualizado em 20/08/2014 15h06

Reforma da escola Cel. Felipe de Brum de Amambai é conquista da comunidade escolar

Fonte: Da Redação com informações da secretaria da escola

Amambai (MS) – Finalmente a escola estadual Coronel Felipe de Brum, da rede de ensino de Amambai, está passando pela merecida reforma que foi tão requerida pela comunidade escolar; e esta vitória é algo a se comemorar.

Foram anos de espera, a luta pela reforma da unidade escolar tem mais de uma década e foi reivindicada por toda a comunidade escolar em diversas ocasiões, seja através de ofícios a deputados e senadores, seja através de reivindicação formal ao governo do estado, por manifestações, passeatas, imprensa e muita reclamação de quem convive diariamente na escola.

Foram anos utilizando um local com cobertura comprometida, goteiras, paredes sem reboco e com rachaduras, ausência total de pintura, salas pequenas, mal iluminadas e sem ventilação, espaços da secretaria, cozinha, sala dos professores e outros inadequados, comprometimento da qualidade da água consumida e instalações hidráulicas e elétricas com problemas. E estes são apenas alguns dos problemas que existiam na escola.

Além destas deficiências, a escola não contava com um espaço reservado para a biblioteca e para os laboratórios necessários para os estudos da escola.

A luta foi tanta, que os alunos e comunidade escolar realizaram um abraço coletivo na escola para que a atenção de autoridades competentes fosse chamada. O pedido demorou, mas foi atendido.

História

A escola estadual Coronel Felipe de Brum, da rede de ensino de Amambai, é a mais antiga do município, tendo sido fundada em 1945 com o nome de Escolas Reunidas de Amambai e posteriormente, através do Decreto Governamental nº 864 de 22 de janeiro de 1950, tornou-se o Grupo Escolar Felipe de Brum que se originou das Escolas Reunidas.

A escola possui hoje cerca de 1.085 alunos, além de professores e equipe de coordenadores pedagógicos e de servidores administrativos.
A unidade escolar está localizada na região central da cidade e conta com um público diversificado, possuindo alunos da área urbana, rural e aldeias, o que favorece a diversidade cultural.

Ao longo de sua existência, a escola sofreu algumas alterações em sua estrutura física, mas nos últimos anos, nenhuma obra foi feita. O aumento no número de alunos matriculados e a ampliação das modalidades de ensino oferecidas criaram uma defasagem no espaço físico da escola.

Conquistas

No final de 2012, a boa notícia chegou para alívio dos profissionais da escola e dos alunos. A escola seria ampliada com a construção de oito novas salas destinadas a laboratórios, biblioteca e sala de aula, refeitório e cozinha novos. Os recursos da obra são do governo federal, através do Programa Brasil Profissionalizado, com a contrapartida do governo de MS.

No início de 2013, outra boa notícia animou e fortaleceu a comunidade escolar. O governo do Estado confirmou a realização de um convênio com a APM (Associação de Pais e Mestres) da escola Felipe de Brum no valor aproximado de R$ 148 mil destinados à reforma da estrutura existente. Uma etapa da reforma foi concluída neste mesmo ano.

Reformas

Na primeira etapa da obra, foram executadas a reforma do piso das salas de aula e o conserto de rachaduras nas paredes de um dos pavilhões da escola. Na segunda etapa, que está acontecendo atualmente, será trocado o forro, feito o reparo na cobertura e trocada à parte elétrica, além da substituição do piso dos demais pavilhões e pintura das instalações da escola.

Segundo o Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, número 8.583 de 26 de dezembro do ano anterior, na página 45, foram liberados, pelo governo do Estado, R$ 290.882,33 para a segunda etapa e finalização da reforma, obra que já está sendo executada pela empresa vencedora: RMN Serviços Ltda.

Para o diretor Paulo Fernandes, a obra, após finalizada, dará uma nova visibilidade à escola. “…tornando-a mais atrativa e prazerosa para os alunos e toda a comunidade escolar, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem seja significativo e transformador. Um ambiente bonito e agradável também influencia na permanência dos alunos na escola, contribuindo assim, para a diminuição da evasão escolar”, diz Paulo.

Abraço coletivo dos alunos na escola / Foto: Moreira Produções

Escola é a mais antiga do município / Foto: Moreira Produções

Ampliação da escola / Moreira Produções

Reforma do piso, fiação elétrica, forro e pintura dos pavilhões / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-