19 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Semana da Europa no Brasil leva atividades culturais a dez capitais

- Publicidade -

28/04/2015 13h19 – Atualizado em 28/04/2015 13h19

Fonte: Ministério da Cultura

“Desenvolvimento e Cidadania” é o tema da 11ª edição da Semana da Europa no Brasil, que neste ano terá atividades em 10 capitais brasileiras. Brasília, Florianópolis, Manaus, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Natal, Aracaju e Belém recebem ações culturais.

O evento anual, concebido para comemorar o Dia da Europa (9 de maio), terá mais de 20 atividades. Cinema, música, encontros literários, seminários, exposições e, inclusive, esportes fazem parte da programação, que ocorrerá entre os dias 3 de maio e 30 de junho.

Capital federal inicia programação

Brasília será o ponto de partida da Semana, com a Regata do Dia da Europa, que ocorrerá no Clube Naval. Um dos grandes destaques é o cinema, que terá mostras em nove cidades. Ao todo serão 18 filmes, de países diferentes e com temática muito diversa, como o conflito entre árabes e judeus, com o filme alemão Kadish Para Um Amigo, passando pela contracultura estoniana em O Novo Mundo, ou pela chegada de africanos a Madri com o sonho de serem grandes jogadores de futebol, com o filme Diamantes Negros.

A música será representada com apresentações de jazz e de música clássica. A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília inaugura a Semana em Brasília e traz como convidados músicos de Espanha, França, Portugal e Croácia.

Cultura europeia

A Semana da Europa é uma iniciativa agregadora que pretende mostrar a enorme riqueza e vivacidade da cultura europeia e, simultaneamente, construir uma importante plataforma de diálogo e parceria com a sociedade brasileira.

O evento é promovido pela Delegação da União Europeia no Brasil (Delbra), EUNIC Brasil, Instituto Goethe, Cultura Inglesa, Instituto Cervantes, Aliança Francesa e Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, além da Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da UE: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Polônia, Portugal, República Tcheca e Suécia.

O Sol Dentro, da Itália, é um dos 18 filmes que serão exibidos / Divulgação/MinC

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

27 de Março – Dia do Circo

- Publicidade-