26.2 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Simted de Amambai diz que negociação com a prefeitura tem avançado

- Publicidade -

07/07/2015 19h18 – Atualizado em 07/07/2015 19h18

Fonte: Assessoria Simted

Amambai (MS) – Durante reunião com professores da rede municipal de ensino (Reme) a direção do Sindicato Municipal dos Trabalhadores na Educação Básica de Amambai (Simted) avalia que o processo de negociação com o executivo municipal tem avançado nos últimos meses. A secretária municipal de Educação, professora Vera Lorensetti, participou do encontro.

O encontro aconteceu na tarde de sexta-feira (3), após reunião mantida com o executivo municipal no período manhã, onde, o prefeito Sérgio Barbosa anunciou o repasse de 2% na folha de pagamento da categoria, a partir do mês de agosto. O valor é referente à complementação dos 13,01% de reajuste salarial, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC), para ser pago a partir de 1º de janeiro. Com este repasse a administração já destinou o equivalente a 9%, faltando 4,01% para atingir o índice do MEC. De acordo com o presidente do Simted, professora Olga Tobias Mariano, o prefeito comprometeu-se em avaliar a possibilidade de no mês de outubro realizar outro repasse.

“A retomada do diálogo e a criação de uma comissão, formada com representantes dos trabalhadores, para avaliar a situação da educação no município indica avanço nas negociações. Porém, precisamos avançar mais. É preciso que o executivo entenda que não estamos com objetivos contrários. Queremos a valorização da categoria e garantir uma escola pública de qualidade”, conclui a presidente do Simted, professora Olga Mariano.

Reivindicações
No encontro, a direção do Simted ressaltou as lutas defendidas pela categoria para melhorar a qualidade do ensino público. Foram destacadas a necessidade da unificação da carreira (professores e administrativos), a eleição para direção das escolas e a definição de uma política de valorização profissional – dividida em no máximo seis anos, conforme os Planos Nacional e Municipal de Educação (PNE e PME). O sindicato reivindica ainda que os 9% de regência, incorporado no salário da categoria em 2013, seja transformado em Piso Municipal dos Professores de Amambai, por ser este um recurso que já fazia parte do orçamento dos professores há muitos anos e que o mesmo seja estendido a todos os profissionais do magistério, ou seja, para coordenadores e professores aposentados com paridade.

Professores Reme participando de reunião na sexa-feira (3)

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-