26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Simted de Amambai realiza assembleia para debater início do ano letivo

- Publicidade -

23/01/2015 08h57 – Atualizado em 23/01/2015 08h57

Simted de Amambai realiza assembleia geral para debater início do ano letivo nas redes municipal e estadual de ensino

No dia 2 de fevereiro, no período da manhã, a assembleia reúne trabalhadores do estado e, à tarde, do município

Fonte: Assessoria Simted

Amambai (MS) – A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Amambai (Simted) está convocando os profissionais em educação, professores e administrativos, das redes municipal e estadual de ensino para uma assembleia no dia 2 de fevereiro.

De acordo com a direção do sindicato, na assembleia a categoria vai discutir os processos de negociações junto aos governos estadual e municipal e definir o procedimento que será adotado pelos trabalhadores referente ao início do ano letivo, baseado nas propostas apresentadas pelos poderes executivos quanto ao cumprimento das reivindicações feitas pelo segmento, como a inclusão do reajuste salarial de 13%, indicado pelo Ministério da Educação, a partir do dia 1º de janeiro.

A presidente do Simted, Olga Mariano, afirma que a participação dos trabalhadores na assembleia é importante para a tomada de decisões que afetam os interesses da categoria. “A participação dos trabalhadores nos debates fortalece a nossa luta pela valorização da educação”, ressalta Olga.

A assembleia do dia 2 acontece em todos os 73 sindicatos do Estado e no dia 3 será realizada uma assembleia geral na Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul (Fetems) em Campo Grande.

Estadual

A assembleia da rede estadual acontece na sede do Simted, a partir das 9 horas, e tem como assunto a aplicação da Lei Estadual Nº 4.464 de 2013, que prevê o reajuste salarial em 1º de janeiro de 2015; negociação salarial e posicionamento sobre o início do ano letivo.

Segundo Olga, foi estabelecida a política de piso para 20 horas em seis anos e, com o reajuste do Ministério da Educação (MEC) este ano, os professores devem receber reposição salarial de 25,42%.

“O governador está relutando em aplicar esse índice já estabelecido, desconsiderando o projeto de valorização que foi conquistado em uma luta árdua”, diz a presidente. Olga acrescenta: “Caso continue o impasse, as aulas iniciais do ano letivo estão comprometidas e os trabalhadores devem entrar em greve”.

Municipal

A assembleia com os trabalhadores da rede municipal acontece a partir das 16 horas e tem como pautas a aplicação do índice de reposição do piso nacional de salário, indicado pelo MEC, para todos os níveis do plano de carreira dos profissionais da educação; estabelecimento de uma política salarial para os primeiros anos com vista à aplicação do piso salarial para 20 horas na rede municipal e início do ano letivo.

De acordo com a presidente do Simted, todo ano, no final de dezembro, o MEC anuncia o índice de correção do piso nacional do professor conforme a Lei 11.738/08 e este piso deve ser aplicado a partir do dia 1º de janeiro, procedimento que não está sendo cumprido pelo executivo municipal de Amambai.

“O sindicato enviou ofício para a prefeito no dia 13 de janeiro solicitando audiência para tratar da correção salarial e até o presente momento não houve uma resposta. Queremos saber se o executivo vai nos receber, se já aplicou na folha de pagamento de janeiro o aumento de 13,8%”, conclui a representante dos trabalhadores na educação de Amambai. ”.

Os encontros acontecem na sede do sindicato / Foto: Assessoria

Olga Mariano, presidente do Simted de AmambaiFoto: Assessoria

A possibilidade de greve não está descartada pela categoriaFoto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-