21.4 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Som da Concha apresenta técnica instrumental de Ivan Cruz e bossa nova renovada

- Publicidade -

23/07/2014 15h29 – Atualizado em 23/07/2014 15h29

Som da Concha apresenta técnica instrumental de Ivan Cruz e bossa nova renovada de Lucas Brandão

Fonte: Notícias MS

Campo Grande (MS) – O Som da Concha deste domingo (27) apresenta na Concha Acústica Hellena Meireles, no Parque das Nações Indígenas, o som instrumental competente de Ivan Cruz e a bossa nova renovada de Lucas Brandão. Os shows realizados pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul começam às 18 horas. A entrada, como sempre, é franca.

Natural de Guarulhos (SP), Ivan Cruz é reconhecido pela competência técnica em dominar diferentes instrumentos, apesar de sua especialidade e preferência recaírem ao violão. Começou seus estudos com o maestro Eduardo Martinelli em Itanhaém (SP), onde realizava concertos solo, em grupos de câmara ou orquestra.

Em 2001 foi vencedor do V Concurso Nacional de Violão Musicallis. É bacharel em Violão pela Unesp, onde integrou o trio Unesp de Violões. Também estudou Violão Erudito no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim. Residindo em São Paulo, atuou também como guitarrista em algumas bandas e criou o grupo “Carranca” de música instrumental, do qual era violonista, diretor e arranjador.

Em 2009 mudou-se para o Estado para ministrar aulas de violão como professor temporário na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Desenvolve intensa atividade musical como professor, contrabaixista da Orquestra Municipal de Campo Grande, bandolinista e flautista junto a músicos de todo o País, arranjador e instrumentista do grupo Iucatan, realizando concertos e apresentações solo em diversos Estados e países vizinhos.

Como integrante do grupo Choro Opus Trio gravou em 2012 o bandolim, o pandeiro e assinou um arranjo do álbum “Descendo o Sarrafo”, produzido com patrocínio da Petrobras. Se apresentou em 2013 no Festival Raízes do Atlântico e no clube Jazz Scatt, na Ilha da Madeira, em Portugal. Atualmente se concentra na gravação do primeiro disco do grupo Iucatan e de seu primeiro registro fonográfico solo.

A vertente mais jazzística do samba brasileiro, a bossa nova ganha vida e novos temas com as composições do espetáculo Novos Sambas – Bossa Nova. Acompanhado de violão e quatro músicos (Ana Paula Soares no piano, Philip Andara na flauta, Diogo Zarate na bateria e Ivan Cruz no contrabaixo), Lucas Brandão apresenta novas canções de sua autoria, prezando por arranjos de bom gosto e letras marcantes, frutos de uma vida ainda breve (22 anos), mas de profunda relação com a MPB, o samba e com todos os mestres da música que aprendeu a ouvir diariamente.

O espetáculo conta com 11 canções inéditas, passeando pelos estilos antecedentes da bossa nova, como boleros e o clássico “samba de fossa”, todos muito importantes da construção da MPB. Com harmonias trabalhadas, as letras também buscam espaço no cotidiano das pessoas, retratando o amor, criticando a corrupção (Valisa), homenageando a cidade de Campo Grande (Cidade de Ipês) e o próprio ofício (Canção do Compositor, em parceria com Elânio Rodrigues).

A melhor síntese deste trabalho se torna o intercâmbio de recursos instrumentais nas canções, valorizando o solo de cada um dos instrumentos nestes arranjos: timbres diferentes em um piano elétrico, uma bateria que dispõe do velho estilo de se tocar samba, valorizando a “cozinha brasileira” dos instrumentistas Otávio Neto e Diogo Zarate. Todos estes elementos em parceria com o clássico e suave toque que o violão proporciona, sem perder jamais a essência da bossa.

Lucas Brandão promete levar ao Som da Concha um espetáculo alegre, resultado de uma música brasileira que vive e se renova a cada dia. Fazer o espectador sentir o sol, o mar e a paisagem que a bossa nova estimula neste incrível “transporte”. Uma completa sinestesia enriquecida pela imagem do Brasil e o samba juntos.

Som da Concha

O projeto conta com o apoio da 104 FM Rádio MS e da TV Brasil Pantanal, que transmitirá os shows ao vivo para todo o Estado pelo canal 4 da TV aberta. O Som da Concha prevê apresentações musicais em domingos alternados no Parque das Nações Indígenas.

Serviço

A Concha Acústica Helena Meirelles fica na rua Antonio Maria Coelho, 6000. Mais informações pelo telefone (67) 3314-2030. A entrada para os shows é franca.
Contatos para a Imprensa:
Lucas Brandão: 9248-9116
Ivan Cruz: 9132-9778

Som da Concha apresenta técnica instrumental de Ivan Cruz e bossa nova renovada

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-