14.8 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Trabalhadores na Reme de Amambai mantêm greve de dois dias na próxima semana

- Publicidade -

24/10/2014 21h48 – Atualizado em 24/10/2014 21h48

Trabalhadores na Reme de Amambai mantêm greve de dois dias na próxima semana, na quinta e sexta-feira (30 e 31)

A paralisação vai acontecer se não houver negociação com o executivo municipal

Fonte: Da Assessoria

Amambai (MS) – Professores da rede municipal de ensino de Amambai (Reme) confirmaram paralisação para quinta e sexta-feira da próxima semana, dias 30 e 31 de outubro. A decisão foi mantida durante assembleia da categoria, realizada na tarde de quinta-feira (23), no salão de eventos do Sindicato dos Trabalhadores na Educação Básica de Amambai (Simted).

Paralisação

Na terça-feira (21), os trabalhadores na Reme de Amambai decidiram em assembleia geral pela paralisação por um dia na primeira semana, iniciando nesta quinta-feira (23); dois dias consecutivos, na segunda semana e três dias, na terceira semana e, caso não haja negociação com o executivo, não encerrar o ano letivo.
De acordo com a direção do Sindicato Municipal dos Trabalhadores na Educação Básica de Amambai (Simted), a greve realizada na quinta-feira (23) foi bem sucedida e atingiu cerca de 70% das escolas municipais. Na avaliação da secretaria municipal de Educação (Semed) o movimento atingiu apenas 1/3 dos professores da Reme.

Reivindicações

Entre as principais reivindicações apresentadas pela categoria, está o cumprimento da Lei Federal número 11.738/08, a chamada Lei Piso, a partir do dia 1º de janeiro, com correção do piso conforme índice do Ministério da Educação (MEC) e o estabelecimento de uma política de valorização dos profissionais da educação com crescimento progressivo até chegar no piso nacional da categoria para 20h/aula.

De acordo com a presidente do Simted, professora Olga Tobias Mariano, o prefeito ainda não manifestou disposição em dialogar com a categoria. “Estamos aguardando uma posição do executivo municipal para iniciarmos a negociação. A categoria está mobilizada e disposta a fortalecer o movimento”, ressalta Olga.

Outro lado

A secretária municipal de Educação, professora Vera Lorensetti, reafirma o que disse quando da decisão pela greve – que o executivo municipal está cumprindo com o pagamento do piso e que a decisão pela greve é precipitada. Vera diz também que a administração vai marcar reunião com a categoria na próxima semana, provavelmente na quarta-feira (29).

“Continuo achando que a decisão é precipitada e de caráter político. Na próxima semana o prefeito vai reunir-se com a categoria para aprofundar a discussão sobre o assunto”, fala Vera.

Apoio

Estiveram na assembleia manifestando apoio ao movimento os vereadores Anilson Prego (PSB), Daniel Riquelme (PTB) e Luis Fernando Fischer (PR). O vereador Professor Ailton (PSB) enviou mensagem declarando apoio e justificando a ausência. De acordo com a direção do Simted, todos os vereadores do município foram convidados a participarem da assembleia.

Professores participando de assembleia na quinta-feira (23)Foto: Assessoria

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-