18.2 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Três bens são considerados pelo Iphan patrimônios culturais do Brasil

- Publicidade -

06/03/2015 14h45 – Atualizado em 06/03/2015 14h45

Três bens são considerados pelo Iphan patrimônios culturais do Brasil

Fonte: MinC

A decisão foi tomada na última quinta-feira (5/03), em São Paulo, durante a 78ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou o tombamento dos Remanescentes do Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (HJKO), planejado para dar apoio à construção da futura capital do Brasil.

O assentamento comunitário receberá a proteção federal e os cuidados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Apesar do prédio do Hospital não existir mais, os barracões de madeira que abrigavam os funcionários e integram o conjunto arquitetônico constituem-se como importantes elementos representativos da história da construção de Brasília.

Cercado por um bosque e apresentando técnicas construtivas do modernismo, o Hospital inaugurado em julho de 1957 ,teve sua atuação reduzida a partir de 1966, quando passou a funcionar como Posto de Saúde, sendo completamente desativado em 1973 – após a abertura do Serviço de Saúde na Cidade Satélite Núcleo Bandeirante no ano de 1967.

Já o Sesc Pompéia é considerado um marco da arquitetura brasileira por seus valores técnicos e estéticos, em especial pelas intervenções em sua estrutura, desenvolvidas por Lina Bo Bardi, o Sesc Pompéia integrará a lista de bens culturais protegidos pelo governo Federal. O espaço que se tornou uma referência arquitetônica nacional e internacional é um dos mais importantes centros de convivência e de cultura da cidade de São Paulo.

O Teatro de Bonecos do Nordeste tornou-se uma tradicional brincadeira durante o período de colonização do Brasil. A apesar deste bem ser amplamente conhecido como mamulengo, em cada contexto se desenvolveu de forma diferenciada, por isso, possui diversas denominações: Cassimiro Coco, no Maranhão e Ceará; João Redondo e Calunga no Rio Grande do Norte; Babau na Paraíba; Mamulengo em Pernambuco. Além de ter sipo aprovado por unanimidade pelo Conselho, foi inscrito no Livro de Formas de Expressão do Patrimônio Cultural Brasileiro.

A brincadeira começa com a montagem da empanada, uma espécie de barraca. Depois disso, os brincantes se colocam na parte de trás e então começa o espetáculo com os bonecos em cena e a introdução de um texto poético, a loa. Além da narrativa, a peça contém elementos surpresas, sugeridos, muitas vezes, pelo mestre a partir de um conhecimento prévio sobre o público, por exemplo.

Esta forma de expressão carrega elementos fundamentais para a sustentabilidade da identidade, memória e ainda desempenha um papel agregador que legitima as práticas cotidianas nessas regiões. Dessa maneira, tornou-se uma referência cultural que vem se atualizando, ao longo do tempo, mas que mantém relações de tradição e pertencimento.

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural

O Conselho que avalia os processos de tombamento e registro é formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia. Ao todo, são 23 conselheiros, que representam o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – (Icomos), a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Ministério da Educação, o Ministério das Cidades, o Ministério do Turismo, o Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), e mais 13 representantes da sociedade civil, com especial conhecimento nos campos de atuação do IPHAN.

Teatro de Bonecos Popular do Nordeste foi aprovado como patrimônio cultural do Brasil. (Foto: Divulgação)

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-