20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

UEMS consolida parcerias para oferta de Medicina em Campo Grande

- Publicidade -

29/01/2015 16h43 – Atualizado em 29/01/2015 16h43

Fonte: UEMS

Campo Grande (MS) – A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) formalizou mais uma parceria que fortalece o apoio ao curso de Medicina a ser ofertado pela Unidade Universitária de Campo Grande. A Universidade Estadual concluiu, na quarta-feira (28), o termo de parceria com a Universidade Estácio de Sá, por meio da diretora-geral da entidade, Dagmar Tavares de Queiroz, objetivando garantias de evitar quaisquer prejuízos em relação às aulas do curso de Medicina. Assim, a instituição soma forças às parcerias já estabelecidas atendendo as demandas necessárias aos estudantes e futuros médicos.

A primeira turma de Medicina da UEMS iniciará as aulas normalmente, de acordo com o calendário letivo para o ano 2015. Por meio de acordos com diferentes instituições da capital, a reitoria da UEMS, garante aos estudantes as condições necessárias para o início do curso como salas de aula, laboratórios e bibliotecas com literaturas específicas. As parcerias tem prazos de vigência pelo tempo necessário até a inauguração do prédio da Unidade Universitária UEMS de Campo Grande, que está programada para o mês de junho.

Fábio Edir esclarece, inclusive, que o orçamento definido em 2014 para implantação do curso segue normalmente, incluindo compras de mobiliário e demais equipamentos. “Todos os trâmites estão transcorrendo de modo que, no segundo semestre, na bloco próprio do curso de Medicina, que está sendo finalizado na Capital, os alunos de Medicina utilizem em seus processos de aprendizado”, confirma.

Instituições Parceiras

Dagmar Tavares, Diretora-Geral da Universidade Estácio de Sá, reconhece que a parceria com a UEMS é oportuna e bem-vinda. “Nossa instituição tem o objetivo de contribuir com a região centro-oeste. Assim, atuando em parceria com o curso de Medicina da UEMS, atendemos este propósito”, declara Dagmar. A diretora-geral considera importante a união entre as instituições públicas e particulares. “É uma experiência nova e percebo a parceria com a UEMS como oportunidade de estreitar ligações entre as instituições, inclusive para o desenvolvimento de outros projetos de interesse para ambas as partes”, disse.

Outra entidade a fornecer apoio e estrutura necessária para aulas teóricas e laboratoriais é a Universidade do grupo Croton, Anhanguera-Uniderp, cujo convênio tem apoio da reitora da instituição, professora Leocádia Aglaé Petry Leme. “É com muito prazer e satisfação que nossa Universidade colabora com este projeto que objetiva a devida formação de médicos”, relata a reitora Nossos recursos garantem uma rotina de aprendizado condizente com a complexidade de um curso de Medicina”, explica. Personalidade reconhecida na Educação do Estado, Leocádia possui profunda relação com a UEMS, na condição de ex-reitora da Universidade Estadual e reconhece que o curso de Medicina confirma a consolidação das ações da UEMS.

Em relação às disciplinas de atuação prática, a UEMS também conta com o convênio junto à Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau). O acordo foi garantido entre Fábio Edir e o secretário Dr. Jamal Mohamed Salem na semana passada. A estrutura pedagógica do curso de Medicina da UEMS trabalha com Metodologias Ativas de Aprendizado exigindo, desde as primeiras semanas, a inserção dos estudantes na realidade das redes públicas de saúde.

Desse modo, os acadêmicos do curso de Medicina a ser ofertado pela Unidade Universitária da UEMS de Campo Grande têm garantidos o atendimento de todas as demandas acadêmicas pertinentes à sua área de conhecimento. As parcerias firmadas com as instituições e entidades mencionadas confirmam o esforço comum entre diferentes organizações, o Governo do Estado e a UEMS na busca do sucesso do curso a ser ofertado.

UEMS consolida parcerias para oferta de Medicina em Campo Grande

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-