20.9 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

UEMS de Amambai realiza solenidade alusiva aos 20 anos da instituição

- Publicidade -

09/09/2014 20h38 – Atualizado em 09/09/2014 20h38

Fonte: Da Redação

Solenidade realizada nesta segunda-feira (8) em Amambai comemorou os 20 anos de fundação da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

O evento aconteceu na unidade da UEMS de Amambai e contou com as presenças do reitor e vice-reitora, da gerência da instituição no município, representante da Prefeitura e Câmara, professores, coordenadores de cursos, acadêmicos e convidados. Também esteve presente o deputado estadual Pedro Kemp (PT).

Compuseram a mesa diretora da solenidade a gerente da unidade da cidade, Viviane Fachin; a secretária municipal de Educação, Vera Lorensetti; o reitor e a vice-reitora da UEMS, Fábio Edir e Eleuza Ferreira; o presidente da Câmara, vereador Roberto Dias, os coordenadores dos cursos de História e de Ciências Sociais, Jocimar Lomba e Fabrício Deffacci, e Viviane Viaut Moreira, representando a primeira turma da UEMS de Amambai, graduada em 1998 no curso de Letras.

Na oportunidade, foram apresentados vídeos institucionais alusivo aos 20 anos da UEMS e mostrando a abrangência e os índices da instituição. Uma retrospectiva da unidade de Amambai também foi apresentada através de fotos que registraram os principais momentos. Os músicos Jamil Martins e Fábio Arruda apresentaram duas músicas de suas autorias enfocando dois personagens históricos do município de Amambai: Tomaz Laranjeira e Marco Pererá.

Intervenções

Deputado Pedro Kemp/2º secretário da Assembleia Legislativa: “A UEMS contribui com o desenvolvimento do estado (…) absorve alunos das escolas e também interioriza a implantação de cursos universitários para todo o estado”. Ele também destacou o oferecimento das cotas para negros e indígenas.

Presidente da Câmara de Amambai, vereador Roberto Dias (PSDB): Disse que a presença da unidade no município é motivo de orgulho. “A instituição oferece ao mercado pessoas qualificadas”. Falou também que é preciso a implantação de mais cursos para atender a demanda e para fortalecer o município como polo regional na área da educação.

Secretária municipal de Educação, professora Vera Lorensetti, na ocasião representando o prefeito Sérgio Barbosa: Destacou o papel da UEMS junto a sociedade como a realização das semanas acadêmicas. “Para nós da área da educação a UEMS é uma relíquia do município e temos que cada vez mais primar para que a qualidade de ensino seja cada vez melhor”.

Reitor da UEMS, Fábio Edir: Ressaltou o compromisso histórico da UEMS, desde a sua fundação, que é de formar cidadãos conscientes e preparados para garantir qualidade na área educacional. Destacou também a projeção da UEMS no cenário nacional no atendimento aos alunos oriundos da rede pública e no preenchimento das cotas para negros e indígenas. “A UEMS oferece aos municípios sedes profissionais que têm colaborado com o desenvolvimento sócio econômico das localidades”.

Jornalista e professora Viviane Viaut Moreira, egressa da primeira turma da UEMS de Amambai: “Existe todo um entorno da universidade, toda uma região geográfica que foi e é influenciada pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. É inegável esta contribuição (…) a primeira turma da UEMS de Amambai é prova do sucesso da instituição. A grande maioria dos egressos de 1998 está hoje nas escolas de Amambai, seja como professor, coordenador ou diretor de escola.”

Veja abaixo o vídeo institucional alusivo aos 20 anos da UEMS


O reitor da UEMS, Fábio Edir.


- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-