30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Uems de Amambai realiza VII Semana Acadêmica de Ciências Sociais

- Publicidade -

21/10/2014 14h41 – Atualizado em 21/10/2014 14h41

Fonte: Da Redação

Amambai (MS) – A Unidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Amambai deu início na segunda-feira (20) a VII Semana Acadêmica de Ciências Sociais, com o tema “Amambai em Foco: o Compromisso do Curso de Ciências Sociais com a Realidade Local”.

De acordo com o coordenador do curso, Fabrício Deffacci, que junto aos acadêmicos organizou o evento, a maior pretensão da semana é proporcionar um ambiente de interconexão entre a universidade e a sociedade por meio do horizonte das ciências sociais.

Entre outros objetivos estão ampliar a visibilidade do curso de Ciências Sociais no município, apontando para o compromisso do cientista social junto a realidade local, através de debates e trocas de experiência sobre a realidade social em sua pluralidade; aproximar a universidade nos diferentes ambientes sociais que a circunscrevem e também promover reflexão acerca dos desafios contemporâneos, tanto para o curso, quanto para a realidade do município.

A programação gira em torno de mesas de debate, grupos de trabalho, palestras, oficinas e atividades culturais. As atividades estão projetadas de um modo a convergir para o universo acadêmico sem perder o foco da realidade local, a qual configura o espaço privilegiado dos debates, trocas de experiências e convívio social.

Segundo Fabrício, cerca de 80 pessoas se inscreveram e estão acompanhando tudo o que foi disponibilizado pela univeridade. Para a sexta-feira, dia em que só acontecerão oficinas, a inscrição ainda pode ser realizada, com o custo de R$ 10,00.

Exposição fotográfica

Paulo Robson é autor da exposição “Abrindo os olhos para a diversidade de Formigas na Região do Pantanal” e está expondo seus trabalhos durante a semana acadêmica. Esta série traz um olhar para as formigas do pantanal..

A exposição fotográfica é parte de um acervo de 2 mil imagens da natureza feitas pelo professor e pesquisador da Uems de Campo Grande. O material divulgado é oriundo da região pantaneira, principalmente da área de divisa com o Paraguai e Bolívia.

Confira o restante da programação abaixo:

Quinta-feira (23)

  • A partir das 17h30 até às 19 horas os grupos de trabalho de Amambai e Naviraí realizam exposição com os temas Identidade, Diferença e Educação; A temática indígena no Brasil e As mentalidades como intersecção entre história, antropologia e sociologia.
  • Após os trabalhos, às 19 horas, tem início a mesa de debate sobre segurança pública com a participação do coordenador do curso de Direito da Uems de Dourados, doutor André Martins, do delegado da Polícia Civil, Mikaill Faria, do comandante da Polícia Militar de Amambai, major Josafa Dominoni e do promotor público da comarca de Amambai,, Luiz Eduardo Pinheiro.

Sexta-feira (24)

A programação de sexta gira em torno de diversas oficinas, veja abaixo os temas:

  • MMA: Lei Maria da Penha e saúde da mulher
  • Marketing e atendimento ao público no comércio de Amambai
  • Cultura paraguaia em Amambai
  • Centro de Tradições Gaúchas Sentinela de Amambai
  • O espaço das diversidades sociais em Amambai
  • Jiga: o espaço dos jovens indígenas
  • Produção e ambiente
  • Teatro
  • Reciclando o lixo

Durante todos os dias, a partir das 21h40, acontecem atividades artístico culturais, como música, dança e teatro para o público.

Programação acontece no auditório da UEMS de Amambai / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-