30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

14 de Novembro – Dia Nacional da Alfabetização

- Publicidade -

14/11/2017 07h31

Fonte: Calendarr

O Dia Nacional da Alfabetização é comemorado anualmente em 14 de Novembro, no Brasil.

A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da implantação de melhores condições de ensino e aprendizagem no país.

A alfabetização não se baseia unicamente no ato de aprender a ler e a escrever, mas também no desenvolvimento da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento.

Origem do Dia Nacional da Alfabetização

O Dia Nacional da Alfabetização é comemorada desde 14 de Outubro de 1966, criada em homenagem à criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 1930, a partir do Decreto de Lei nº 19.402.

No Brasil também se comemora o Dia Internacional da Alfabetização, em 8 de Setembro. Esta data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) e possui o mesmo objetivo de fomentar o processo de alfabetização em todos os países do mundo.

Atividades para o Dia Nacional da Alfabetização

No Dia da Alfabetização, a comunidade escolar e familiar costumam se unir na prática de atividades que auxiliem no processo de conscientização da importância em construir um país livre do analfabetismo. Neste dia você pode aproveitar para:

  • Realizar um concurso de poesia, incentivando os alunos a produzir seus próprios poemas

  • Desenhar e pintar algo relacionado sobre viver em um país alfabetizado

  • Fazer um concurso de soletrar/ditado

Mensagens para o Dia Nacional da Alfabetização

“A educação de jovens e adultos é um direito humano. E a alfabetização é a primeira etapa do processo de inclusão na sociedade”

“Alfabetizar é acender uma luz que jamais será apagada. É iluminar um futuro próximo e também distante. É deixar uma marca útil que se eternizará. Alfabetizar é mais uma forma de amar” (Augusta Schimidt)

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-