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sexta-feira, 29 de março de 2024

Escola Cel. Felipe de Brum divulga Amambai para todo o Estado

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06/12/2016 14h17

Escola Felipe de Brum divulga Amambai no cenário estadual

Fetran, Agrinho e Olimpíada Brasileira de Robótica foram projetos que a escola participou e obteve destaque no Estado

Fonte: Redação

Amambai (MS) – Na segunda-feira, 28 de novembro, a escola estadual Cel. Felipe de Brum recebeu uma moção de congratulação do Legislativo Municipal por sua participação e conquista no 7º Festival Estudantil Temático para Trânsito (Fetran), que aconteceu em 2016 e reuniu escolas de vários municípios do Estado.

A escola se apresentou na categoria Juvenil com a peça Luzes, escrita pelo voluntário Carlos Eduardo Bonomo. A peça surpreendeu, saindo da repescagem da etapa Capey e garantindo o título de campeão, deixando para trás cidades como Nova Andradina e Caarapó, que eram favoritas ao título.

Segundo a professora Vanessa Borges, responsável da escola no projeto, toda a equipe da escola que participou do Fetran ficou muito feliz por conta do reconhecimento dado pela Câmara Municipal. “Eles ficaram muito felizes, principalmente porque viram reconhecido todo o seu esforço; porque eles deram o máximo de si no palco, era algo muito forte e mereceu o reconhecimento”, ressalta a professora.

Vanessa ainda ressalta que o bom resultado no festival se deu pela união do grupo, que não era composto apenas por alunos, mas professores e voluntários. “Todos se empenharam muito, ajudavam em tudo que podiam, principalmente a atriz Alessandra Tavares e o Luíz Cláudio, com certeza sem eles, nós não chegaríamos tão longe”, afirmou.

Prêmio aos ganhadores do Fetran foi cancelado

Além das bicicletas que cada aluno que participou do festival ganhou, a equipe iria até Brasília em uma viagem cultural, mas por conta dos cortes de gasto do Governo Federal, a viagem foi cancelada por falta de verba.

“Os alunos participam primeiramente porque gostam, mas claro que a viagem era um incentivo a mais, eles ficaram bem triste com a notícia”, pontuou.

Destaque no projeto Agrinho

A escola estadual Cel. Felipe de Brum não se destaca apenas nas artes cênicas, mas também na arte da escrita, como foi o caso da aluna Verônica Robaldo de Souza, que ganhou como melhor redação do projeto Agrinho de MS e levou o nome da escola para todo o Estado.

O projeto Agrinho é um programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar /MS) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), desenvolvido em parceria com o Governo Estadual e com as prefeituras por meio das secretárias de educação.

Segundo a coordenadora pedagógica do período vespertino, Leonice Sesnick, o projeto visa a complementação de atividades de aprendizagem para alunos, garantindo que tenham contato com assuntos que os façam fortalecer a consciência ambiental e de relevância social, promovendo uma educação crítica e reflexiva.

O programa atendeu 40 municípios, 348 escolas, tanto municipais quanto estaduais, totalizando 120 mil alunos durante todo o ano.

“O projeto Agrinho veio para implementar ainda mais nossas atividades, pois já temos a horta escolar e o material didático do projeto, serviu para melhorarmos ainda mais as atividades realizadas na horta”, disse Leonice.

Durante todo o ano letivo foram trabalhadas atividades voltadas ao meio ambiente e para finalizar o projeto, um concurso de redação para o 9º ano e de desenho para as séries iniciais, que abrangeu todo o Estado. Os vencedores foram conhecidos no dia 25 de novembro em uma cerimonia solene realizada em Campo Grande.

“Quando soubemos que a redação da Verônica tinha sido selecionada entre os três finalistas, nós ficamos muito felizes e ansiosos para ver o resultado final e quando, na cerimônia de premiação, soubemos que ficamos em primeiro lugar, foi muito emocionante”, disse Leonice.

Para a professora responsável pelo projeto na escola, Jessica Dayane Conti Bambil, o interesse pela inserção do projeto na escola surgiu ao conhecer o Agrinho. “Assim que vimos o projeto, já nos interessamos em inserir na escola, visto que já tínhamos a horta e sabíamos que só ia contribuir para o aprendizado dos nossos alunos”, disse a professora de Ciência.

Ela ainda explica que o projeto veio com um tema a ser trabalhado em sala de aula, que era “Conexão Campo – Cidade”, e foi baseado nesse tema a redação premiada.

“Buscamos trabalhar a relação que existe entre o campo e a cidade, a dependência que um tem do outro, assim, valorizando o homem do campo”, finaliza a professora.

Destaque OBR

Também em 2016, a escola Cel. Felipe de Brum foi destaque na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Segundo a professora responsável pelo projeto na escola, Liziane Dutra Salazar, a OBR abrange cinco níveis, que vão desde a pré-escola até o ensino médio. Na escola, participaram do projeto, 154 alunos, tanto do ensino fundamental quanto do médio e técnico.

Durante o ano letivo são trabalhados simulados que envolvendo lógica e matemática, para que no dia da prova objetiva, os alunos já estejam familiarizados com o estilo da avaliação, que foca em exercícios de raciocínio lógico. “Essa prova visa buscar reconhecer alunos que tenham maiores habilidades para a informática, já que a matemática, a lógica e a informática estão diretamente ligadas”, diz a professora.

Neste ano, 17 alunos foram medalhistas, sendo que destes, dois com medalha de ouro, além de mais 38 alunos que ganharam a medalha de mérito estadual.

Para o diretor da escola, Paulo Fernandes, o sucesso da escola se deve ao empenho e responsabilidade dos professores, que se dedicam não só a ensinar, mas também a orientar seus alunos. “Todo esse nosso destaque nesse tipo de concurso se deve ao empenho dos professores, que além de ensinarem, tiram tempo para orientarem seus alunos, e claro, também se deve a capacidade individual de cada um deles”, lembra o diretor

Alunos, professora Vanessa e o diretor Paulo recebendo a moção de congratulação das mãos do vereador Fernando Fischer, autor do requerimento / Foto: Divulgação

Todo o grupo que participou do Fetran na cerimônia de encerramento do Festival / Foto: Moreira Produções

Verônica, professora Jéssica, Leonice e Paulo na cerimônia de premiação do Agrinho, em Campo Grande / Foto: Divulgação

E/D: Aluna Verônica, professora Jessica, coordenadora Leonice e diretor Paulo / Foto: Moreira Produções

Professora Liziane Dutra Salazar / Foto: Moreira Produções

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