14/09/2017 13h14

Importância das atividades manuais para o desenvolvimento cognitivo das crianças


Fonte: Assessoria

 
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

São Paulo, setembro de 2017 - A infância é uma das melhores fases da vida: quando o mundo inteiro se torna uma grande aventura com desafios e um universo todo para ser explorado. Atividades manuais como pintar, recortar, montar e criar, fazem parte desta descoberta. Mas qual a real importância de tudo isso para o desenvolvimento emocional, intelectual e físico dos pequenos? Para ajudar os pais e responsáveis neste momento, o PlayKids Explorer, clube de assinaturas de atividades educativas, ajuda nesta questão.

"A criação manual pode tanto contribuir para a inserção de novos conteúdos de aprendizagem sócio emocional de forma divertida e lúdica, como para confirmar o que já foi aprendido e acomodar tais conhecimentos. Por meio do brincar, as crianças elaboram seu mundo e o organizam, treinam novas habilidades, comunicam-se, expõem seus sentimentos e pensamentos e exploram o mundo a sua volta de forma segura", explica Sarah Helena, psicóloga e membro do time de curadoria do PlayKids Explorer.

E é neste momento que o papel da família é essencial, já que serão os pais e responsáveis que irão garantir um ambiente seguro de modo que a criança desenvolva suas potencialidades de forma livre e criativa enquanto brinca. "Uma boa dica é estar junto durante a execução da brincadeira ou fazer algo novo a partir do que já está estruturado. Por exemplo, criar um desenho, ou um jogo de adivinhar sobre um determinado tema, como matemática ou meio ambiente. Também é possível usar uma atividade já conhecida e transformá-la, mudando as regras do jogo. Assim, além de gerar aprendizado, será um grande desafio construir a brincadeira desde o início", afirma Sarah.

Brincadeiras como stop, ligue os pontos, colorir, labirinto, procure-e-encontre e caça-palavras, que fizeram parte da infância dos pais ou responsáveis podem e devem integrar esse momento lúdico. Além disso, ideias que envolvam criatividade, como pintura e colagem, também permitem que as crianças expressem seus sentimentos e pensamentos. "Os paper toys, conhecidos como brinquedos de papel, também são muito importantes pois unem o trabalho manual, a interatividade e a criatividade, essenciais para compor uma história e inserir esse personagem no universo criado por essa criança", finaliza Caroline.

Todos os meses, pelo PlayKids Explorer, as famílias têm a possibilidade de receber paper toys que se relacionam com o tema proposto no kit. O clube tem como objetivo levar as crianças para uma aventura de exploração que começa por um livro customizado com o nome e as características da criança, passa pelo virtual e termina com a construção de atividades educativas.

Para mais informações sobre o PlayKids Explorer, acesse: www.playkids.com/explorer

Sobre o PlayKids Explorer
O PlayKids Explorer é um clube de assinaturas de atividades educativas criado a partir da união das expertises da PlayKids, e da Leiturinha. Mensalmente, todos os assinantes recebem em casa um kit temático que levará a criança para uma aventura de exploração que começa por um livro customizado com o nome e as características da criança, passa pelo virtual e termina com a construção de atividades educativas. Os kits são direcionados para crianças a partir dos cinco anos.

Envie seu Comentário