19 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Inscrição para exame de proficiência em português vai até 18 de agosto

- Publicidade -

29/07/2016 10h49

Celpe-Bras é o único exame de proficiência em português aceito oficialmente por empresas e universidades

Fonte: PB

Estão abertas até 18 de agosto as inscrições on-line para o exame de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), segunda edição de 2016. Podem participar do exame estrangeiros e brasileiros, residentes no Brasil e no exterior, com no mínimo 16 anos completos na data do exame, cuja língua materna não seja o português. A escolaridade mínima deve ser equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.

Para se inscrever, é necessário preencher ficha do exame na internet. O custo do exame é calculado de acordo com o posto aplicador selecionado pelo candidato no momento da inscrição.

Até 19 de agosto, os candidatos à certificação devem apresentar documentos de identificação — pode ser passaporte ou outro documento oficial — além do comprovante de pagamento da taxa. A homologação será feita, também pela internet, até as 23h59 de 23 de agosto, por meio de sistema eletrônico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Provas e nota

As provas (oral e escrita) serão realizadas entre 18 e 20 de outubro, em 29 postos credenciados no Brasil e em 65 no exterior. Haverá tarefas de compreensão oral e produção escrita (uma baseada em vídeo e outra em áudio) e de leitura. A avaliação oral compreende atividade de interação face a face, com duração de 20 minutos.

De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado em quatro níveis de proficiência. Aqueles que obtiverem pontuação entre 2 e 2,75 serão classificados no nível intermediário; entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior; entre 3,51 e 4,25, no avançado; entre 4,26 e 5, no avançado superior. Quem tirar menos de 2 pontos não recebe o certificado.

Oficial

O Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente. O certificado é aceito internacionalmente por empresas e instituições de ensino. No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso de cidadãos de outras nacionalidades em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

Na edição de abril deste ano, o exame teve 1.543 aprovados no nível intermediário, 1.343 no intermediário superior, 758 no avançado e 123 no nível superior.

Divulgação.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

27 de Março – Dia do Circo

- Publicidade-