16 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Minicursos marcam encerramento da Semana Acadêmica da Uems de Amambai

- Publicidade -

28/06/2016 13h26

Minicursos marcam encerramento da Semana Acadêmica da Uems de Amambai

Fonte: Da Redação

Amambai (MS)- Entre os dias 20 e 24 de junho, alunos dos cursos de História e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) de Amambai realizaram a Semana Acadêmica.

Com o tema “Humanidades: diálogos interdisciplinares entre História e Ciências Sociais”, o objetivo do evento foi fortalecer o diálogo entre as ciências, tendo em vista o enriquecimento recíproco propiciado pela interação entre as diferentes perspectivas de investigação do homem, em suas dimensões coletivas e temporais.

Diversas atividades culturais e educativas marcaram o evento, que durou uma semana e foi prestigiado não só por acadêmicos, mas também pela sociedade em geral.

Na sexta-feira (24), que foi o último dia de evento, três minicursos foram ministrados aos alunos durante a tarde, onde foram abordados os temas Violações de Direitos Humanos em Amambai e região; A Mulher Periférica e o Feminismo e Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Segundo Monique Castilho Vargas, que ministrou o minicurso sobre a mulher periférica e o feminismo junto com a professora Edna Ferreira Benedicto, trazer essa discussão para o meio acadêmico é de suma importância porque o tema não desperta apenas o interesse feminino, mas também o masculino, já que entre o público uma grande parte eram homens.

“A quantidade de homens que participaram do minicurso foi uma novidade até pra nós, porque tivemos um público bem misto e é importante trazer esse assunto para gerar não só igualdade, mas também oportunidades iguais nas questões sociais, para que as minorias, sejam elas, mulheres, negros, pobres ou indígenas, tenham acesso as mesmas coisas, as mesmas lutas que a elite”, disse Monique, que é professora na Uems e doutora em História.

O minicurso ministrado pelas professoras tinha como intuito fomentar a discussão acerca das mulheres periféricas e a formação do movimento feminista negro que propõe atender as demandas que oprimem as mulheres negras e periféricas.

Já o minicurso ministrado pelos professores Antônio Franco e Vitor Hugo Guidotti e que abordou as violações dos direitos humanos em Amambai, teve como objetivo propiciar uma discussão sobre os direitos humanos no município, incorporando sua historicidade e conjuntura social com base em dados de atendimento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Segundo Antônio Franco, foi discutido com todos os participantes as situações que ocorreram e que ocorrem no espaço delimitado que vilipendia a dignidade da pessoa em suas mais diversas especificidades, seja em termos da exploração do trabalho, da discriminação sexual, étnica ou religiosa e de gênero.

“Nós procuramos enfocar a troca de experiências entre os participantes para produzir um diálogo que problematize a situação dos direitos humanos, bem como explorar os possíveis caminhos para alterar a realidade, promovendo assim, a prática da cidadania”, afirmou o professor, que é coordenador pedagógico na escola Vespasiano Martins.

Outro minicurso realizado ainda na sexta (24) foi sobre o Meio Ambiente e Sustentabilidade: Horta Vertical e Reutilização de Garrafas Pets, que foi ministrado pela professora Silvana Piva e que tinha como objetivo demonstrar, através da reutilização de garrafas pets, que é possível obter em pequenos espaços um jardim ou uma horta orgânica, proporcionando um designe elegante e descolado em qualquer ambiente.

“É muito interessante esse tema porque muitas pessoas desejam ter um jardim ou uma horta em sua casa, mas falta espaço e com o jardim vertical esse problema pode ser resolvido, bem como o problema na não reutilização de materiais recicláveis”, explicou a professora Silvana.

O término da semana acadêmica que aconteceu na noite da sexta (24) e contou com mostra de curtas-metragens e atividades culturais.

Jardim vertical foi exercício prático do minicurso sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade / Foto: Moreira Produções

E/D: Monique Castilho Vargas e Edna Ferreira Benedicto / Foto: Moreira Produções

E/D: Professores Antônio Franco e Vitor Hugo Guidotti / Foto: Moreira Produções

E/D: Professora Silvana auxiliando sua aluna na produção de um jardim vertical / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-