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quinta-feira, 28 de março de 2024

Presidenta da Fetems participa da apresentação do currículo de MS

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19/06/2018 07h38

Presidenta da FETEMS, Sueli Veiga participa da solenidade de Apresentação da primeira versão do Currículo de MS

Fonte: Fetems

A Presidenta em exercício da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Sueli Veiga participou hoje, dia 18 de junho, no hotel Chácara do Lago, da solenidade de apresentação da primeira versão do Currículo de Mato Grosso do Sul, visando a implementação da Base Comum Curricular (BNCC).

“A FETEMS faz parte das Comissões Regionais e Estadual, embora, não tenha participado de nenhuma reunião da comissão estadual para colaborar com o documento da BNCC. Queremos participar ativamente no processo. A Base do Ensino Fundamental não apresenta grandes mudanças com relação ao que já vem sendo operacionalizado. Mas, a Base do Ensino Médio, sim. A Reforma do Ensino Médio promoveu mudanças profundas nesta etapa de ensino. Por esta razão, estaremos reivindicando que a direção da Federação participe da discussão sobre a Base do Ensino Médio desde o início. Queremos participar ativamente”, enfatizou a Presidenta da FETEMS, Sueli Veiga.

Mato Grosso do Sul será o primeiro estado a entregar a primeira versão do “currículo estadual”, que é uma discussão entre a comunidade escolar sobre quais são as competências e métodos que devem ser usados nas disciplinas, para melhorar o aprendizado do aluno.

Participaram do evento: o Governador Reinaldo Azambuja, o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amêndola, Jeferson de Padua Melo (Vice-Presidente do SIMTED de Aquidauana), Onivan Correa (Secretário de Formação Sindical da FETEMS), Apolinário Candado (Presidente do SIMTED de Caarapó), Renato Pires de Paula (vice-Regional de Campo Grande da FETEMS – licenciado), Luciana Ferriol de Matos (Secretária de Educação Infantil da FETEMS), Mara Núbia dos Santos Souza (Presidenta do SIMTED de Coxim), Luzenir dos Santos (Presidenta do SIMTED de Pedro Gomes), Raquel Guimarães do Prado (Presidenta do SIMTED de Corumbá) e Tania Mara de Morais Silva (Presidenta do SIMTED de Cassilândia).

Conheça a BNCC do Ensino Médio.

De 13 disciplinas cai para 4 áreas e mais os itinerários formativos.

  • Ciências humanas
  • Ciências da natureza
  • Matemática
  • Linguagens e suas tecnologias
  • Itinerários formativos (formação profissional que o estudante escolhe).
  • A proposta é discutir em 2019… implantar em 2020.
  • As escolas oferecerão obrigatoriamente um itinerário.

Itinerários Formativos

A Lei diz que o Estudante escolhe o itinerário:

Currículo

  • Obrigatórias: português e matemática (hoje são 13 disciplinas)
  • 60% dos conteúdos previstos na BNCC
  • 40% opção do estudante.

Carga horária

  • De 800 para 1.000 e depois 1.400 horas. Integral: 7 horas diárias.

BNCC do Ensino Médio, algumas Divergências

  • Governo desconsiderou o debate anterior e fez a reforma do ensino médio através de MP. Sem debate com os profissionais, com as entidades, com a sociedade.
  • Já havia uma construção anterior que não foi respeitada.
  • Congresso aprovou a Lei, também sem discutir.
  • É um modelo excludente (porque só tem o português e matemática como obrigatórias) e as demais?
  • O aluno que não pode o integral ou 7 horas diárias? Como ele irá fazer?
  • Permite parcerias público privadas, convênios, abrir para a iniciativa privada oferecer. Algumas já vem atuando como a Fundação Lemman. Todos pela Educação, Instituto Ayrton Sena, Instituto Itaú, etc)
  • Padronização para atender sistemas de avaliações… inclusive o Pisa.
  • Como irão ficar os professores das disciplinas? Serão mantidos?
  • Itinerários Formativos. Como o Estudante escolhe o itinerário se na maioria dos municípios só tem uma escola?
  • Contra a profissionalização da profissão, pois, abre as portar para professores com notório saber…
  • Abre possibilidade de ser a formação grande parte em EAD e por instituições privadas.

Foto: Divulgação

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